O PSD (Partido Social Democrata), legenda fundada a partir da mobilização nacional conduzida pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab e no Estado, pelo esforço do jornalista Antônio João Hugo Rodrigues, teria recebido, apenas ontem (7), último prazo para troca de partidos dos eventuais candidatos às eleições do ano que vem, a filiação de 630 prefeitos e cerca de 6 mil vereadores.
A afirmação é do secretário-geral do partido, Saulo Queiroz, que foi deputado federal por Mato Grosso do Sul e que era o responsável, até recentemente, pela organização nacional do DEM (Democratas). Os números foram passados à direção do PSD pelos líderes estaduais. Segundo Queiroz, o partido espera lançar 1.200 candidatos a prefeito e 10 mil a vereador em todo o Brasil. Queiroz afirmou ter monitorado os balanços parciais durante todo o dia e que acredita que o número cresça até a próxima semana.
O PSD tem priorizado a filiação de potenciais candidatos nas eleições de 2012. Cidades de cinco Estados são alvo de pré-candidaturas a prefeito do partido: Tocantins, Goiás, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo. A criação do PSD foi aprovada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no último dia 27 de setembro. (com informações do jornal Folha de S. Paulo)