Buscar quarta-feira, 2 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
16°C
Política

Julgamento é momento do País mostrar que não tolera a impunidade

02 de agosto 2012 - 12h29 Por Redação Douranews
Julgamento é momento do País mostrar que não tolera a impunidade

“Além de anônimos, o processo tem figuras emblemáticas como os ex-deputados Roberto Jefferson e José Dirceu, este tido como um dos principais amigos de Lula, passando por outros parlamentares de menor expressão chegando a Delúbio Soares, e o empresário mineiro Marcos Valério de Souza”. Só por essas razões, o julgamento do ‘caso mensalão’, que começa hoje (2), já pode ser considerado histórico.

Essa é a opinião do advogado e jornalista Noemir Felipetto, ao analisar, a pedido do Douranews, as implicações e agravantes desse julgamento para a história jurídica e, principalmente, política do Brasil, daqui pra frente. “Claro que existem pressões: dos poderosos para que todos ou os mais cacifados politicamente sejam inocentados, mas também tem a pressão popular, esta vinda através da mídia que tem falado bastante nos últimos dias sobre o caso”.

Leia a opinião de Felipetto

A despeito das pressões, entende o advogado, o relator do processo, Joaquim Barbosa, venceu as 112 votações no plenário, levando ao banco dos réus todos os acusados pelo procurador-geral da República. Mesmo assim, “muita gente vai reclamar, dizendo que ocorreram fatos escusos (...), mas, sem dúvida, este julgamento é a oportunidade histórica para o Brasil se despir do estigma de uma nação conivente com a impunidade”.