Buscar quarta-feira, 2 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
14°C
Política

Amigo de presidente da FPF pede que Romário desista de CPI

13 de março 2013 - 21h05 Por Redação Douranews
Amigo de presidente da FPF pede que Romário desista de CPI

O deputado Vicente Cândido (PT-SP) sugeriu nesta quarta-feira (13) que seu colega Romário (PSB-RJ) desista da CPI da CBF em troca de audiências públicas na Câmara com Marco Polo Del Nero e José Maria Marin. Essas sessões têm o poder de investigação quase nulo.

O pronunciamento de Cândido, sócio de Marco Polo Del Nero e vice da FPF (Federação Paulista de Futebol), aconteceu durante trabalhos da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara em que foi aprovada a convocação de membros da Fifa e do COL para uma audiência pública.

Marin já tinha sido indicado para a audiência quando Cândido disse que Romário poderia incluir Del Nero na lista. Sugeriu que aproveitasse a oportunidade e questionasse a dupla sobre temas que fazem parte do pedido da CPI. Se ficasse satisfeito com as respostas, desistiria da Comissão Parlamentar de Inquérito, pois ela perderia o sentido.

Por sua vez, o ex-jogador decidiu que vai avaliar a questão se os dois comparecerem e responderem às perguntas. Mas, pelo tom adotado, não deve desistir da CPI. Argumentou que a Comissão Parlamentar de Inquérito é mais eficiente do que o convite para a audiência, que pode ser recusado. A CPI também tem os melhores instrumentos para a obtenção de documentos necessários às investigações.

Originalmente, a audiência pública discutiria a possibilidade de Fifa e COL repassarem parte dos lucros da Copa-14 para obras do Governo Federal com cunho social.

Romário também pediu a inclusão na lista dos convidados os ex-jogadores Bebeto e Ronaldo, membros do COL, e Ricardo Trade, principal executivo do órgão.

A sessão da Comissão de Turismo e Desporto terminou com dois requerimentos aprovados para audiências públicas e convites para os membros de Fifa, CBF e COL. Com informações do blog do jornalista Ricardo Perrone, no UOL.