O desempenho dos políticos sul-mato-grossenses em Brasília na avaliação da revista Veja, em seu “Ranking do Progresso” deixou a desejar. A avaliação é feita a partir de nove eixos e pode ser considerada segura o bastante para apontar aqueles que tiveram melhor desempenho em Brasília, quer sejam deputados federais ou senadores.
Dos deputados federais único a aparecer entre os dez primeiros colocados é o deputado federal Luiz Henrique Mandetta, que ficou em oitavo lugar, com 8,2 pontos, índice bem próximo do primeiro colocado. Depois dele aparece Reinaldo Azambuja, já na 25ª posição, com 6,4 de nota, seguido por Geraldo Resende, com 5.5, o que lhe confere o 34º lugar. A seguir, na 43ª posição aparece Marçal Filho, com 4,6.
No Senado Federal, os três senadores sul-mato-grossenses também não obtiveram uma boa pontuação. A colocação do ranking do progresso mostra Delcídio do Amaral, em 23º, com 4,7 pontos e Rubem Figueiró e Waldemir Moka, ambos em 24º lugar, com 4,6 pontos.