Depois que teve o último senador eleito pela região na década de 80 [o representante de Ponta Porã, Rachid Saldanha Derzi, foi eleito pela legenda de apoio ao ex-governador Wilson Martins, em 1982], a cada período pré-eleitoral reacende a discussão em torno da importância de que essa parte do Estado tenha um senador da República.
A bandeira de mobilização dos políticos e das lideranças que representam os municípios da Grande Dourados, do Vale do Ivinhema, do Conesul e da Fronteira do Estado voltou a ser levantada neste sábado (22), pelo deputado estadual e líder regional do PSB, José Carlos Barbosinha. Em entrevista aos jornalistas Oswaldinho Duarte e Eduardo Palomita, na rádio FM92, o deputado convocou a sociedade a se mobilizar nesse sentido.
“Não adianta fugir desse debate, enquanto os deputados representam regiões, o senador representa o Estado e a proporção é por três membros para cada unidade da Federação no Senado, então, é preciso pensar no peso que teria um senador da nossa região interferindo nas decisões de Brasília”, afirmou Barbosinha.
O deputado disse que os políticos da cidade não podem ficar “esperando Campo Grande” para definir quem vai ocupar as duas vagas na disputa da próxima eleição para o Senado. Em 2018 vencem os mandatos dos senadores Waldemir Moka (PMDB) e Delcídio Amaral (PT). O último candidato a senador pela região foi o atual prefeito Murilo Zauith (PSB), que obteve mais de 512 mil votos nas eleições de 2010.
Segundo o deputado do PSB, os políticos com mandato devem ter a consciência de que, mesmo sendo um senador para representar o Estado, é óbvio que o representante regional vai procurar priorizar a cidade por onde foi eleito no momento de estimular a implantação de novos empreendimentos para gerar economia e progresso.
“Aqui temos lideranças políticas importantes, não podemos deixar de reconhecer o esforço e a capacidade administrativa do prefeito Murilo; o grande trabalho do deputado federal Geraldo Resende e a atuação dos meus colegas George Takimoto, Renato Câmara, Zé Teixeira e João Grandão na Assembleia Legislativa; então, precisamos pensar grande e buscar, através dessa união, fazer crescer o nosso compromisso pela região”, afirmou o deputado.