O ex-presidente Luiz Inácio da Silva aceitou convite da presidente Dilma para chefiar o ministério da Casa Civil, no lugar do atual ministro Jaques Wagner. Às 13h45 Lula é anunciado oficialmente, o que gera revolta da oposição que anuncia medidas judiciais contra a nomeação.
Mas ainda estava tudo meio morno, mesmo depois de Dilma ter anunciado que Lula teria os “poderes necessários” para tomar medidas para ajudar o Brasil sair da turbulência política e econômica. No momento mais política que econômica.
O melhor do dia estava por vir, o juiz Sérgio Moro, que julga ações contra Lula em primeira instância e que “perdeu” o direito de foro após nomeação do ex-presidente, derrubou o sigilo telefônico entre Lula e Dilma. Uma pandemia tomou conta do país, em todo quanto foi possível ouvir o dizer “luladrão”, assim como o cartazes de manifestantes em Brasília.
O Partido dos Trabalhadores, disse, como medida para questionar a ação de Moro, que o juiz violou a lei ao divulgar a conversa entre Lula e Dilma, principalmente pelo foro privilegiado da presidente.
A conversa entre Lula e Dilma segue em passo de um suposto escândalo, principalmente pelo fato do ex-presidente, antes na nomeação, ter de responder o processo em primeira instância. A conversa foi divulgada imediatamente em toda a imprensa mundial e bastou para ascender um barril de pólvora nas ruas da nação, conforme publica o G1.
Segundo o G1, ao menos 18 estados e o DF registraram atos contra a nomeação do ex-presidente (AC, AL, AM, BA, CE, DF, ES, GO, MG, MS, MT, PA, PE, PR, RJ, RO, RS, SC e SP).
Lula “deve” participar de cerimônia hoje (17) às 10 horas, pelo horário de Brasília, no Palácio do Planalto, e assumir a Casa Civil. Contudo a incerteza econômica e política vem assustando os brasileiros e os investidores internacionais.
Veja trechos da conversa entre Lula e Dilma
- Dilma: Alô
- Lula: Alô
- Dilma: Lula, deixa eu te falar uma coisa.
- Lula: Fala, querida. Ahn
- Dilma: Seguinte, eu tô mandando o 'Bessias' junto com o papel pra gente ter ele, e só usa em caso de necessidade, que é o termo de posse, tá?!
- Lula: Uhum. Tá bom, tá bom.
- Dilma: Só isso, você espera aí que ele tá indo aí.
- Lula: Tá bom, eu tô aqui, fico aguardando.
- Dilma: Tá?!
- Lula: Tá bom.
- Dilma: Tchau.
- Lula: Tchau, querida.