Buscar quarta-feira, 2 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
21°C
NOVO ANO

Assembleia reabre dia 1 com eleição de nova Mesa

Deputados realizam primeira sessão dia 2 de fevereiro

24 de janeiro 2023 - 09h58 Por Com Assessoria
Assembleia reabre dia 1 com eleição de nova Mesa assembleia

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul abre as portas para a sessão solene de posse dos deputados estaduais que irão compor a 12ª Legislatura na quarta-feira (1 de fevereiro) da semana que vem às 9 horas, no Plenário Deputado Júlio Maia, no Palácio Guaicurus, em Campo Grande.

Seguindo os dispositivos do Regimento Interno, os deputados diplomados se reunirão na sede da ALEMS em sessão preparatória, independentemente de convocação, para a solenidade de posse e também para a eleição da nova Mesa Diretora, que dirigirá os trabalhos nas duas Sessões Legislativas sequentes (2023 e 2024).  

A eleição da Mesa Diretora será feita por votação nominal e aberta, em chapas ou candidatos individuais, que devem ser registrados até o início da sessão. Um mesmo deputado poderá figurar em mais de uma chapa apresentada, ou de forma individual ou avulsa, desde que concorrendo ao mesmo cargo eletivo.

Já no dia 2 de fevereiro, também a partir das 9 horas, será realizada a sessão solene de instalação da 1ª Sessão Legislativa (2023), com a presença do governador Eduardo Riedel (PSDB), conforme prevê a Constituição estadual. Haverá o hasteamento das bandeiras e a leitura da mensagem do Poder Executivo aos demais Poderes e ao povo, pelo novo governador.