Buscar quarta-feira, 2 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
26°C
DIA DELAS

Vereadores homenageiam mulheres no 8 de março

Data é lembrada como dia de luta e reflexão

09 de março 2023 - 08h16 Por Redação Douranews
Vereadores homenageiam mulheres no 8 de março Mulheres são lembradas em data especial na Câmara — Divulgação

O Dia Internacional da Mulher foi comemorado, na Câmara de Dourados, com especial congratulações às servidoras da Câmara por parte das vereadoras Liandra da Saúde (PTB) e Tania Cristina (PP)! Para celebrar a data, o presidente Laudir Munaretto realizou sessão solene de homenagens às mulheres no Plenário Weimar Gonçalves Torres. E durante a manhã, o hall do Palácio Jaguaribe foi o espaço de integração e de um café da manhã especial, evento acompanhado pelas servidoras e demais vereadores.

Maisa Barbosa da Silva Cordeiro, de 36 anos, uma das cerca de 90 mulheres que trabalham no legislativo municipal, recém-empossada como técnica de Redação Legislativa, pontua que ao longo da história a mulher tem acumulado funções. Ela mesma sabe bem disso, porque divide sua rotina de servidora com as tarefas diárias de cuidar dos filhos Alisson, 18, e Raul, 8, além de ter se desdobrado para se formar como doutora em Letras. “Hoje, desenvolvemos uma consciência em relação a como essas construções estão equivocadas. Não está tudo bem acumular uma série de funções, enquanto que para o homem, muitas vezes, só o trabalho fora de casa já é considerado uma atividade que cumpre o papel dele”, discursa.

A vereadora Tania Cristina fez questão de ressaltar a importância das mulheres, lembrado que “teríamos que ser respeitadas em toda e qualquer situação, porque somos nós que carregamos em nossos ventres os filhos e, assim, a família é constituída, com ajuda dos homens”. A vereadora frisa que há “pouco a se comemorar”, sobretudo devido aos altos índices de violência contra as mulheres e aos índices elevados de feminicídio. Entristece-se, também, ao mencionar que, em muitos lugares, as mulheres sofrem com desigualdade salarial e preconceitos. Para combater esses e muitos outros obstáculos, incentiva que as mulheres acreditem em seus potenciais e que lutem pelos seus direitos.

A comemoração foi iniciada com uma oração conduzida pelo vereador Sergio Nogueira (PSDB), pastor batista. Liandra, presente no momento, vê o 8 de Março como um dia de reflexão. “Ao ver os homens dando importância a esse dia, fico muito feliz! Já avançamos, mas temos muito o que avançar, ainda… E parabéns a todas as colaboradoras desta Casa por tudo que fazem por nós”, agradece a parlamentar. Tanto Maisa quanto as duas vereadoras de Dourados creem que os cidadãos precisam ser cada vez mais formados contra o machismo para que, então, a tão almejada sociedade mais igualitária possa surgir.

O presidente da Casa de Leis, vereador Laudir Munaretto (MDB), prestigiou as mulheres no Palácio Jaguaribe. “O dia da mulher é todo dia, o dia internacional delas é no momento em que elas quiserem. Desejo que este dia seja muito especial na vida de cada uma de vocês”, parabenizou o chefe da Mesa diretora. Munaretto e os demais gestores do Poder Legislativo entregaram brindes às servidoras.