Buscar quarta-feira, 2 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
16°C
MS 47 ANOS

Nova Constituição foi promulgada em 1979

Nesse período, Carta Magna teve apenas uma alteração

11 de outubro 2024 - 09h47 Por Redação Douranews
Nova Constituição foi promulgada em 1979 Termo de posse de Harry Amorim Costa — Reprodução

A Carta Magna de Mato Grosso do Sul completou em 2024, 45 anos, desde a sua primeira elaboração, que foi promulgada em sessão solene pelo ato 01/1979 e sofreu apenas uma modificação em 1989. É considerada por muitos, um instrumento limpo e sem sofrer muitas alterações.

Confira na íntegra: https://www.tce.ms.gov.br/portal-services/files/arquivo/nome/13/eb70da16c957427669ea4cc0c428a3fa.pdf                               

Criação do Estado

Fundamental para garantir a ordem, a Constituição do Estado de Mato Grosso do Sul, que na época, foi instituída a Comissão Constituinte, pelo então deputado estadual Londres Machado, composta por Paulo Saldanha, Ramez Tebet, Rudel Trindade, Zenóbio dos Santos, Ary Rigo, Cecílio Gaeta e Odilon Nacasato.

Durante o período em que os parlamentares estiveram trabalhando na elaboração da Constituição, cujo relator foi o deputado Ramez Tebet, o governador nomeado, engenheiro Harry Amorim da Costa, administrou Mato Grosso do Sul por meio de decretos-lei até a promulgação da Carta Magna, no dia 13 de junho de 1979. Desde então, a peça  passou apenas por uma única modificação, publicada em 1989.