A prática foi vetada em 2015 pela Corte — Divulgação
Parlamentares e ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) articulam a volta das doações de empresas para campanhas eleitorais e discutem regras para uma nova legislação ser viabilizada em 2025, a tempo de valer para a eleição de 2026.
A prática foi vetada em 2015 pela Corte. Na época, o tribunal entendeu que as doações por parte das empresas desequilibravam as campanhas.
Era o auge da Lava Jato, a operação que indicava que políticos recebiam propina como forma de doação eleitoral.
Os ministros consideraram a lei inconstitucional.
Agora, congressistas se preparam para discutir o tema novamente. O novo formato terá regras sobre como as doações poderão ser feitas, que incluem valores menores e critérios sobre quem poderá receber o dinheiro, além de impor a redução do valor do fundo eleitoral, pago com dinheiro público.