Buscar quarta-feira, 2 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
16°C
'efeito vanessa'

Governador reúne instituições para mais proteção à mulher

Encontro realizado na noite deste domingo na Governadoria

17 de fevereiro 2025 - 08h06 Por Com Assessoria
Governador reúne instituições para mais proteção à mulher Governador busca soluções para melhorar cuidado às mulheres — Divulgação

Líderes de várias instituições públicas se reuniram na noite deste domingo (16) na governadoria de Mato Grosso do Sul para discutir ações a serem tomadas em um esforço conjunto e contínuo de combate à violência contra a mulher no Estado. O governador Eduardo Riedel reuniu secretários de Estado, além de chefes do Judiciário e do Ministério Público para tentar evitar um estrago maior, provocado pelo 'efeito Vanessa', ocorrido com o assassinato da jornalista Vanessa Ricarte na semana passada.

"Reunião importante diante de tudo o que aconteceu e vem acontecendo, não só no Estado, mas no Brasil, no mundo, com relação a violência contra as mulheres. Discutimos ações que precisam ser modificadas e implementadas para minimizar isso, uma angústia da nossa sociedade", definiu Riedel.

O governador ainda cita que apenas em Campo Grande, na Casa da Mulher Brasileira, mais de 5 mil medidas protetivas de urgência foram concedidas em 2024 - ou seja, menos de duas medidas por hora. Já em todo o Mato Grosso do Sul, o número passa de 13 mil medidas protetivas concedidas no mesmo período - o que representa uma medida a cada 40 minutos no Estado.

"Mas a gente não tem tido o êxito necessário, pois os casos [de feminicídio e tentativa de feminicídio] continuam acontecendo. Essa é minha angustia e demanda para que todos se mobilizem em torno de ações concretas, que gerem resultado e barre esse tipo de ação com a frequência que tem tido dentro de Mato Grosso do Sul", complementa.

Atualmente, a Casa da Mulher Brasileira está ativa em Mato Grosso do Sul em Campo Grande, com mais três unidades previstas para Ponta Porã, Dourados e Corumbá. A partir das definições do encontro desse domingo, o Governo do Estado busca uma mudança no modelo de trabalho para que haja uma efetividades das ações do Poder Público no combate à violência contra as mulheres.

"Importante registrar que as instituições estão mobilizadas, e esse é o primeiro passo, todos convergentes em uma mesma ação para que consigamos em um curto prazo fazer diferente. Se o modelo posto não tem gerado o resultado esperado, a gente tem que mudar o modelo", frisa o governador.

De acordo com Riedel, tal mudança deve passar por ações concretas para um novo direcionamento no fluxo de processos dentro da Casa da Mulher Brasileira, instituição que completou recentemente 10 anos e é considerado uma conquista para Mato Grosso do Sul. Propostas de advento tecnológicos nesses processos também devem fazer parte da discussão.

Veja o que diz o governador

"Nessa década de atividade foram 80 mil boletins de ocorrência gerados ali, então a gente tem que dar sequência nesse trabalho fortalecendo a resposta que esse equipamento pode dar para a sociedade sul-mato-grossense", finalizou o governador Eduardo Riedel.

A reunião para direcionar como será trabalho integrado para fortalecer a rede de proteção à mulher vítima de violência em Mato Grosso do Sul e mudar a estrutura do modelo atual contou com a presença dos secretários Viviane Luiza (Cidadania), Antonio Carlos Videira (Justiça e Segurança Pública), Patrícia Cozzolino (Assistência Social e Direitos Humanos) e Rodrigo Perez (Governo e Gestão Estratégica), além da subsecretaria Manuela Bailosa (Políticas Públicas para Mulheres) e do delegado-geral a Polícia Civil, Lupérsio Degerone.

O presidente do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), desembargador Dorival Renato Pavan, assim como a desembargadora Jaceguara Dantas Da Silva - que lidera a campanha #TodasPorElas - e o chefe do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), o procurador-geral de Justiça, Romão Avilla Milhan Junior, também participaram da reunião na governadoria.