Menu
Buscarterça, 30 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
33°C
SETOR PRODUTIVO

Elias Ishy participa da 5ª Tecnofam e diz que feira é "um olhar sobre a Agricultura Familiar"

O vereador abordou sobre a disparidade entre os setores agrícolas avançados

17 abril 2024 - 10h05Por Redação Douranews

Desde ontem (16) e até amanhã (18), Dourados recebe a 5ª edição da Tecnofam - Tecnologias e Conhecimentos para Agricultura Familiar, tornando-se palco de discussões e exposições que moldam o futuro da agricultura familiar. A feira ocorre gratuitamente, no pavilhão de eventos do parque de exposições, e o vereador Elias Ishy (PT), já reconhecido por seu mandato na luta pelas questões agrícolas, destaca a importância da tecnologia e da comercialização para impulsionar esse setor vital da economia local.

O vereador abordou sobre a disparidade entre os setores agrícolas avançados, como a produção de soja, milho e cana-de-açúcar, nos quais o Estado se destaca nacional e internacionalmente, e a agricultura familiar, que ainda enfrenta desafios significativos. "Nós somos modelos em tantos setores agrícolas, mas quando se trata da agricultura familiar, enfrentamos um déficit preocupante", ressaltou o vereador.

A feira tecnológica é promovida pela Embrapa Agropecuária Oeste em parceria com diversas organizações e instituições, e representa um farol de esperança para os agricultores familiares, proporcionando acesso a soluções tecnológicas e conhecimentos fundamentais para impulsionar a sustentabilidade e a produtividade no campo.

No entanto, Ishy foi além do âmbito tecnológico, direcionando sua atenção para um aspecto muitas vezes negligenciado: a comercialização dos produtos agrícolas. Em suas observações, ele enfatizou que a viabilidade da produção está essencialmente ligada à capacidade de levar esses produtos até a mesa do consumidor.

Nesse contexto, Ishy destacou o papel das diversas entidades envolvidas, como a Associação de Produtores Orgânicos do MS - Apoms e a Cooperapoms, que têm desempenhado um papel importante na viabilização da comercialização dos produtos agrícolas familiares. Com reconhecimento internacional e apoio de instituições financeiras como o Rabobank, essas organizações têm sido fundamentais para garantir que os produtos da agricultura familiar alcancem mercados mais amplos, tanto dentro quanto fora do país.

Ao elogiar o empenho dos dirigentes da Associação, Ishy ressaltou a importância de dar apoio e atenção especial a essas entidades, reconhecendo seu profundo entendimento das realidades e desafios enfrentados pelos agricultores familiares. "Eles são a chave para avançar a agricultura familiar em nosso Estado", afirmou o vereador, destacando a necessidade de um esforço conjunto entre o governo estadual, municipal e demais entidades envolvidas para impulsionar esse setor vital da economia sul-mato-grossense.

Em última análise, a participação de Elias Ishy na 5ª Tecnofam em Dourados não apenas ressalta a importância da tecnologia e do conhecimento na agricultura familiar, mas também destaca a urgência de fortalecer os mecanismos de comercialização para garantir um futuro próspero para os agricultores familiares e o abastecimento alimentar da região.

Deixe seu Comentário

Leia Também