Menu
Buscarsegunda, 29 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
24°C
Política

Segundo turno entra nos últimos 13 dias em clima de alta tensão

17 outubro 2016 - 11h22

Conforme apurou o Portal Correio do Estado o segundo turno da campanha eleitoral de Campo Grande entra na fase decisiva no decorrer dos próximos 13 dias e em clima de alta tensão em decorrência do bombardeio do tucanato de Rose Modesto sobre as trincheiras de Marquinhos Trad (PSD). O nervosismo da campanha dos tucanos piorou com o resultado das pesquisas do Ibope e da Valle, que confirmaram o favoritismo do adversário com larga vantagem de pontos.

O Correio do Estado foi duramente criticado pelo comando de campanha de Rose por publicar a pesquisa do Ipems dando como tivesse acabado a eleição, devido a grande vantagem de Marquinhos. Até passeata para protestar foi organizada pelo PSDB. A matéria foi amplamente explorada no programa eleitoral de Rose, mas nada disto sensibilizou o eleitor. A prova está nas pesquisas do Ibope (TV Morena/Globo) e Valle confirmando os números do Ipems.

Os índices do Ibope derrubaram a esperança dos tucanos e seus aliados. Eles terão de esperar por milagre nas urnas para reverter o quadro desfavorável. Os mais otimistas ressaltam os erros dos institutos em relação a Reinaldo Azambuja. Em 2012, nenhuma pesquisa indicava proximidade dele ao então candidato do PMDB, Edson Giroto. Já em 2014, dava como certa a vitória do senador Delcídio do Amaral (PT) no primeiro turno. 
As pesquisas, no entanto, representam o cenário do momento e indicam a tendência do eleitor na escolha do futuro prefeito de Campo Grande. Só que o quadro eleitoral de hoje é diferente ao das últimas eleições, porque a vantagem de Marquinhos é muito grande. Por isto, as duas últimas semanas serão decisivas para um sustentar a liderança e a outra tentar a superação.

A avaliação interna dos marqueteiros tucanos estão conscientes da dificuldade em virar o jogo eleitoral nos últimos 13 dias. Isto porque o Ibope aponta Marquinhos como futuro prefeito com 50% das intenções de voto e a Valle com 48,11%. A previsão da contestada pesquisa do Ipems já indicava a vitória de Marquinhos por 49,61%. E nos votos válidos (quando são excluídos os votos brancos/nulos/indecisos e nenhum deles), o Ibope dá 63% ao candidato do PSD, Valle mostra 63,02% e Ipems é de 62,57%. Os números são semelhantes. Então, a campanha eleitoral do PSDB terá de protestar contra todos os institutos de pesquisas.

Deixe seu Comentário

Leia Também