Menu
Buscarsegunda, 29 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
23°C
Política

TSE diz que atual sistema político só presta desserviço ao País

25 outubro 2014 - 10h40Por Redação Douranews

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Dias Toffoli, afirmou em entrevista à TV Globo e ao G1 que o atual sistema político-eleitoral presta "desserviço" à democracia brasileira e que o tribunal discute propostas de reforma política para enviar "futuramente" como sugestão ao Congresso Nacional.

Às vésperas do segundo turno da eleição, neste domingo (26), Toffoli disse que não espera que o próximo presidente eleito se comprometa a modificar as regras atuais, mas que o tribunal quer deixar sua contribuição.

"Temos conversado aqui, os ministros da Corte, e é discussão que, na sociedade, está colocada, alguns temas como financiamento dos partidos e das campanhas, a questão relativa ao horário eleitoral gratuito, questões relativas a sistema de partidos políticos – estamos com 32 partidos, 28 representados na Câmara, e não temos cláusula de desempenho, não temos uma porcentagem mínima que seja nota de corte a quem terá acesso a fundo partidário. Uma reforma partidária, do sistema eleitoral-político, é algo que realmente estamos a discutir para futuramente apresentar sugestões ao Congresso Nacional, que é soberano para fixar parâmetros legais", disse o ministro.

Segundo Toffoli, o tribunal também vai editar súmulas com os entendimentos adotados na campanha deste ano para balizar a atuação dos tribunais regionais e servir de parâmetro para futuras decisões do TSE. Para o ministro, o sistema político atual estimula a pluralidade de partidos, o que dificulta a governabilidade e a afinidade de ideias entre políticos.

"Nosso sistema leva à pluralidade de partidos políticos, o que gera dificuldade de governabilidade e necessidade, muitas vezes, de composições em troca de cargos, postos, e não por ideologia ou propostas programáticas. Então, é o diagnostico. Esse sistema político-eleitoral-partidário do Brasil serviu uma época à sociedade brasileira. Hoje, está prestando mais desserviço do que serviço", declarou.

Deixe seu Comentário

Leia Também