“Desde 15 de setembro estamos recebendo medicamentos das empresas vencedoras do certame”, afirmou o chefe da CAF (Central de Abastecimento Farmacêutico) Racib Panage Harb. A CAF é ligada à Secretaria municipal de Saúde. A compra dos medicamentos, no valor de R$ 1,4 milhão, possibilitou repor o estoque das farmácias instaladas nas unidades de saúde para quase zerar a falta de remédios no município.
“Os medicamentos que os usuários mais sentiam falta eram aqueles de uso contínuo - hipertensão e diabetes – que já estão disponíveis nas farmácias das unidades básicas mantidas pela Secretaria”, disse Racib. Ele explicou que já está em processo de licitação a aquisição de mais 33 itens, para solucionar integralmente a falta de medicamentos e insumos (seringas e insulinas) distribuídos pela Saúde pública. A compra será feita através de pregão presencial.
“Devido às falhas de administrações anteriores, o nosso estoque regulador foi totalmente zerado. Com a nova determinação do prefeito Murilo, vamos normalizar o estoque regulador para 2012 e 2013 e garantir o fornecimento de medicamentos sem interrupção aos douradenses nos próximos anos”, garante o chefe da Central.
Para normalizar esse estoque regulador de medicamentos para 2012 e 2013, a Prefeitura já está preparando uma nova licitação para ainda este ano ou início de 2012. O objetivo é antecipar o processo de licitação para que nos próximos dois anos não falte nenhum medicamento na rede pública de Dourados.