Buscar quarta-feira, 2 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
21°C
Saúde

Diabéticos podem medir nível de glicose em lágrima

12 de novembro 2011 - 19h33 Por Redação Douranews
Diabéticos podem medir nível de glicose em lágrima
Os diabéticos podem ficar livres de ter que tirar sangue diversas vezes ao dia para medir os níveis de açúcar, após descoberta de cientistas de como usar as lágrimas para o exame. As informações são do Daily Mail.

Geralmente, quem tem diabetes precisa picar o dedo de duas a 10 vezes por dia. Por conta do desconforto causado pelo exame, algumas pessoas não medem o nível de açúcar no sangue com a frequência adequada.

Pesquisadores da Universidade de Michigan desenvolveram um sensor que pode detectar a quantidade de glicose no sangue em lágrimas. O estudo, que usou coelhos como cobaias, encontrou níveis de glicose em lágrimas correlacionados com os níveis de glicose no sangue.

A doença
Se os níveis de açúcar no sangue caem muito, os diabéticos tipo 1 podem desenvolver hipoglicemia, que pode levar ao coma e à morte se não tratada. Pessoas com diabetes tipo 2 não produzem insulina suficiente para controlar níveis de açúcar no sangue.

O diabetes afeta 2,8 milhões de pessoas no Reino Unido e 26 milhões de pessoas em os EUA A maioria dos doentes têm o tipo 2 da doença.