Buscar quarta-feira, 2 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
17°C
Saúde

Saúde diz que população não colabora para controlar a dengue

09 de março 2013 - 12h09 Por Redação Douranews
Saúde diz que população não colabora para controlar a dengue

A Secretaria municipal de Saúde fechou na quinta-feira (7) o levantamento realizado na primeira semana de março sobre o percentual médio de infestação diante da incidência do mosquito transmissor da dengue em Dourados. Após a amostragem coletada em oito setores sensitários do município, onde foram inspecionados 3302 imóveis com 66 focos registrados, foi obtido um percentual médio de 2%, contra 1,2% do ultimo Lira (Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegipty) realizado em janeiro.

A classificação de risco para Epidemias de Dengue, segundo o PNCD (Programa Nacional de Combate à Dengue) PNCD é considerada na seguinte escala: Abaixo de 1% - Baixo Risco; Entre 1%  e 4% - Médio Risco; e Acima de 4% - Alto Risco. Portanto, Dourados encontra-se na situação de Médio Risco.

“Os dados são preocupantes”, admitem o secretário Sebastião Nogueira e o diretor de Vigilância em Saúde, Eduardo Arteiro Marcondes, considerando que o município subiu de 1,2 % em janeiro para 2,03% o grau de infestação vetorial média. Os bairros com maiores índices são a região central, com 3,3, seguido pela região do Jardim Água Boa, com 2,9 e do BNH III Plano, com 2,6.

Nesse levantamento o principal depósito de focos encontrados encontra-se no acúmulo de lixos e outros resíduos sólidos com 42,4 % do total, seguido de depósitos móveis (vasos de plantas, vasilhas de animais, etc) com 21,2 %. “Isso mostra a pouca colaboração da população, mesmo com toda a campanha e todo o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo poder público”, destaca o relatório da Secretaria de Saúde.

Outro fator que ajudou no crescimento dos índices foi a chuva acentuada dos últimos dias. Apesar da preocupação, a Secretaria comemora a queda acentuada da infestação na região norte da cidade, fruto da intensificação dos mutirões naquela localidade aliada ao uso do equipamento pesado, com a aplicação do “fumacê”.

A Secretaria de Saúde vai manter o cronograma de ações previstas no plano “Dourados sem Dengue – Depende de Nós”, com mais um dia “D” ainda neste mês, principalmente para tentar controlar os índices de infestação nas regiões onde se constatou o aumento de casos. O Município continua pedindo a colaboração da comunidade, verificando possíveis criadouros do mosquito que se formam com o acúmulo de água em componentes residenciais.