O deputado federal Geraldo Resende (PMDB) tem desenvolvido diversas ações de prevenção à doença e participa, como médico ginecologista e um dos integrantes da Frente Parlamentar da Saúde, do “Outubro Rosa”, movimento mundial de conscientização sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama, doença que atinge cerca de 50 mil pessoas no Brasil (das quais, 98% são mulheres) ocasionando 12 mil mortes anuais no país.
Além de participar institucionalmente dos eventos que buscam a conscientização, Geraldo Resende tem desenvolvido, ao longo de sua vida pública, ações de combate ao câncer de mama, começando pelo apoio que prestou, quando secretário estadual de Saúde (entre os anos 2000 e 2002), à implantação de Redes Femininas de Combate ao Câncer em vários municípios, entre eles, Dourados.
“Mais do que palavras, temos ações que comprovam nosso compromisso com a causa”, salienta o parlamentar, citando, também, que na condição de secretário estadual de Saúde, projetou a implantação de diversos Centros de Referência “Saúde Mulher”, como o de Dourados (onde hoje funciona o pronto socorro do Hospital da Vida), Nova Andradina e Três Lagoas.