Buscar quarta-feira, 2 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
15°C
Saúde

Mais 27 médicos cubanos são capacitados para atuar no Estado

05 de dezembro 2013 - 12h38 Por Redação Douranews
Mais 27 médicos cubanos são capacitados para atuar no Estado

Vinte e sete médicos cubanos do Programa Mais Médicos selecionados para Mato Grosso do Sul encerraram ontem (4) o cronograma de capacitação sobre as atividades médicas do Estado. Os profissionais chegaram a Campo Grande no sábado (30) e iniciaram a capacitação segunda-feira (2), no Núcleo Estadual do Ministério da Saúde coordenado pela Secretaria estadual de Saúde. Durante os dois dias, os profissionais conheceram a atuação do SUS (Sistema único de Saúde) e a história da saúde em Mato Grosso do Sul. Como parte do Programa, os médicos seguem agora para os municípios designados pelo Ministério da Saúde onde passarão por nova capacitação à cargo das Secretarias municipais de Saúde.

Para o secretário estadual Antônio Lastória, a Atenção Básica é o foco das ações do Programa Mais Médicos e para os municípios terem sua cobertura em 100% as avaliações e capacitações dos profissionais serão essenciais. Em Mato Grosso do Sul, 18 municípios receberão os novos médicos desta segunda etapa do programa Mais Médicos, incluindo Aquidauana, Aral Moreira, Bela Vista, Bonito, Corguinho, Coronel Sapucaia, Corumbá, Dourados, Figueirão, Japorã, Jaraguari, Nioaque, Pedro Gomes, Porto Murtinho, Rio Brilhante, Rio Negro, Sete Quedas e Sonora.

Os profissionais se juntam aos 59 médicos que já estão em atividade pelo Programa nos municípios. De acordo com o Ministério da Saúde, está previsto o direcionamento de 243 médicos para Mato Grosso do Sul inscritos no Programa Mais Médicos. Na última quinta-feira (28) foram abertas as inscrições para a terceira etapa do programa em edital publicado no Diário Oficial da União. Os interessados devem se inscrever no site maismedicos.saude.gov.br. Para formados no Brasil, a inscrição vai até segunda-feira (9). Médicos com registro profissional em outros países devem anexar ao formulário os documentos validados pelos consulados até o dia 13.