Os planos de saúde contratados a partir de 2 de janeiro de 1.999 e para os anteriores já adaptados, terão que se adequar, a partir de hoje, à nova lista de procedimentos que devem ser oferecidos, com o acréscimo de 87 novos tratamentos e medicamentos.
A cobertura obrigatória passa a incluir 37 medicamentos orais para o tratamento domiciliar de diferentes tipos de câncer, entre eles o câncer de mama, útero, ovário, intestino e rim, de acordo com a ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar. Além disso, serão inclusos 50 novos exames, consultas e cirurgias. Na lista, estão 28 tipos de cirurgias por videolaparoscopia (procedimento menos invasivo, que reduz os riscos para o paciente).
Está prevista ainda a ampliação do número de consultas e sessões com profissionais de fonoaudiologia e nutrição, que passa de 6 para 12, e a inclusão do tratamento com fisioterapeuta, além de 12 consultas com psicólogo e psicoterapeuta.
Na cobertura odontológica, deverão ser oferecidos os enxertos periodontais e testes de acidez na saliva.
GENÉTICA
Com as novas mudanças, a ANS amplia a cobertura obrigatória dos planos com relação a novos exames para detectar doenças genéticas.
Um deles é o de análise dos genes BRCA1/BRCA2, usado no diagnóstico de câncer de mama e ovário hereditários. A alteração nesses genes fez com que a atriz Angelina Jolie retirasse as mamas em 2013, de forma preventiva.
Também terá cobertura obrigatória o diagnóstico da síndrome de Lynch, câncer hereditário que atinge em especial o cólon e o reto.