Buscar quarta-feira, 2 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
15°C
Saúde

Agentes de saúde recebem curso para orientar o controle de obesidade

09 de janeiro 2014 - 15h16 Por Redação Douranews
Agentes de saúde recebem curso para orientar o controle de obesidade

Agentes comunitários das Unidades Básicas de Saúde da Família de Dourados participaram de um curso sobre Dislipidemia. A doença que pode ser evitada com bons hábitos alimentares e de exercícios físicos tem aumentado os índices na população do município, por isso a preocupação da Secretaria de Saúde da Prefeitura.

O curso foi realizado durante dois meses, ao final do segundo semestre do ano passado. Cada equipe de saúde esteve em dois encontros para capacitação, realizada na sede da escola Vital Brasil, no centro de Dourados.

A atividade organizada pela Secretaria de Saúde foi realizada em parceria com acadêmicos de Nutrição da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), pertencentes ao PET-Saúde (Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde).

Durante as atividades, os agentes comunitários puderam saber as causas e sintomas da dislipidemia e as formas de prevenção. A intenção é que tenham mais subsídios para que possam fazer o monitoramento e orientar os moradores sobre os hábitos alimentares.

As equipes já realizam o trabalho de acompanhamento das famílias através do Sisvan (Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional) que avalia rotineiramente a qualidade da alimentação das famílias douradenses. Dados do sistema apontam que, atualmente, 60% da população adulta (com idade entre 20 e 59 anos) atendida nas unidades básicas de saúde de Dourados estão em sobrepeso ou obesas, a maioria dessas ainda tem alteração de glicemia (diabetes) e hipertensão.

A dislipidemia consiste no aumento da taxa de gordura no sangue e é uma doença associada a um conjunto de outros fatores, como obesidade, colesterol alto, trigliceres, entre outros. “Ela é consequência ou causadora de diversas outras doenças e é a que mais tem aumentado em nossa população”, explicou a nutricionista Lorraine Aparecida Pinto, coordenadora dos Programas de Alimentação e Nutrição da Secretaria de Saúde.

Nesta primeira etapa de capacitação, passaram pelo curso, pelo menos, 80 agentes de saúde das unidades básicas Cachoeirinha, Maracanã, Bem Te Vi, Itahum, Vila Hilda, Carisma, Izidro Pedroso, Indápolis, Cuiabazinho, BNH 4º Plano e Macaúba. As aulas serão retomadas ainda no primeiro trimestre deste ano, até atingir as equipes de todos os postos de saúde de Dourados, informa a Secretaria.