A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza 2014 continua aplicando a dose de imunização até sexta-feira (9), alerta da Prefeitura de Dourados através da Secretaria de Saúde. Nesta semana, as pessoas que pertencem aos grupos de risco devem procurar os pontos de aplicação das doses da vacina.
Devem tomar a vacina os idosos (com 60 anos de idade ou mais), gestantes, crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade, profissionais de saúde, doentes crônicos, puérperas (mulheres que deram à luz recentemente) até 45 dias após o parto e indígenas.
Todas as unidades básicas de saúde ofertam as doses, que ficam disponíveis das 7 às 11 e das 13 às 17 horas. “É importante que todas as pessoas que estão nos grupos de risco e ainda não se vacinaram nesta campanha, procurem as unidades. A vacina é a forma mais eficaz de prevenir contra a doença”, afirmou Carla Cristina Ribeiro da Silva, coordenadora do Núcleo de Imunização da Prefeitura.
Além das unidades, a Prefeitura ainda faz uma programação especial voltada a idosos, profissionais de saúde e entidades assistenciais, pra atingir a maior quantidade de pessoas que devem se imunizar. Desde o início da campanha, os agentes de imunização já passaram por diversas instituições.
Hoje (5) os agentes vão imunizar os funcionários dos hospitais da Vida, às 8 horas e Santa Rita, às 13h30. Na quinta-feira (8), os agentes estarão no Lar do Idoso, às 8 horas e, na sexta-feira (9), também às 8 horas, no Clube dos Idosos paponeses.
Até o momento, foram aplicadas 15.833 mil doses da vacina, 29,16% do público-alvo composto por 54.302 pessoas. A proporção está acima da média nacional (25,96%) e estadual (24,11%). A meta é vacinar 80% dos pertencentes aos grupos de risco.
De acordo com o Ministério da Saúde, que é parceiro do Estado e Prefeitura na vacinação contra a gripe, a vacina protege contra “os três subtipos do vírus da gripe recomendados pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B)”. As doses são aplicadas antes do inverno porque a criação de anticorpos ocorre entre duas e três semanas após a pessoa tomar a vacina, explica o Ministério.