Buscar quarta-feira, 2 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
15°C
Saúde

Saúde reforça campanha contra a Aids no carnaval

14 de fevereiro 2015 - 11h10 Por Redação Douranews
Saúde reforça campanha contra a Aids no carnaval

A campanha de prevenção às DST e Aids para o Carnaval 2015 foi aberta nesta sexta-feira (13) em Dourados, nos locais em que há grande quantidade de pessoas viajando para a folia em outas cidades e no CCI (Centro de Convivência do Idoso) Andre´s Chamorro, no Jardim Água Boa.

Abordagens são realizadas no posto da PRF (Polícia Rodoviária Federal) instalado na BR 163, onde os condutores que passam para o local em viagem para outras cidades são alertados sobre os riscos do período. As demais ações serão concentradas no Terminal Rodoviário Renato Lemes Soares, onde haverá atividades de hoje (14) até segunda-feira (16) à noite.

Nessas ações, a equipe estará entregando preservativos, materiais informativos e brindes (chaveiros e copos), como estratégia para conscientizar a todos sobre a importância da prevenção.

Para muitos, o Carnaval é tempo de festas e, na folia, muitos acabam esquecendo da prevenção, por isso a campanha é realizada nesta época do ano. “A população sabe que é preciso usar o preservativo, mas a maioria não coloca em prática. Por isso a continuidade no trabalho de conscientização é tão importante”, lembra a Consultora em Projetos de Prevenção do Programa Municipal DST/Aids e Hepatites Virais, Silvane Cavalheiro da Silva.

Alerta contra Aids

A Pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Práticas na População Brasileira divulgada pelo Ministério da Saúde apontou que 94% dos brasileiros sabem que o uso do preservativo é a melhor forma de prevenção às DST e Aids. No entanto, 45% das pessoas sexualmente ativas não usaram preservativo em relações sexuais casuais nos últimos 12 meses.

Com os avanços, o paciente com Aids pode viver por muitos anos se descobrir a doença precocemente e fazer o tratamento de forma adequada. No entanto, a Aids não tem cura e a vigilância contra ela dura para a vida toda, por isso é importante prevenir. Somente em 2014, foram detectados 64 novos casos de HIV em Dourados.