Buscar quarta-feira, 2 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
15°C
Saúde

USP vai enviar pílulas contra o câncer pelos Correios

18 de outubro 2015 - 15h08 Por Redação Douranews
USP vai enviar pílulas contra o câncer pelos Correios

Com o aumento da procura e a correria ao campus de São Carlos, a USP (Universidade de São Paulo) resolveu enviar pelo correio a partir de agora a fosfoetanolamina sintética, substância que muitos pacientes acreditam ser capaz de combater o câncer. Com isso, os doentes beneficiados até agora por 742 liminares terão de aguardar a fórmula em casa. A Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica pretende apelar ao STF (Supremo Tribunal Federal) para barrar a distribuição.

A procura ocorre no Instituto de Química de São Carlos (o IQSC), que divulgou neste sábado (17) um comunicado e uma cartilha com perguntas e respostas para orientar as pessoas. O material diz que ninguém deve ir buscar a substância no campus, mesmo quem obteve autorização judicial. "O IQSC será notificado da liminar por oficial de Justiça e encaminhará a substância via Sedex/AR no endereço constante na petição inicial. O serviço do correio será cobrado do destinatário", diz a nota.

O instituto informa ainda que a encomenda "não é acompanhada de bula ou informações sobre eventuais contraindicações e efeitos colaterais". E ressalta que "não dispõe de médico e não pode orientar nem prescrever a utilização da referida substância". Também garante não ter "dados sobre a eficácia no tratamento dos diferentes tipos de câncer em seres humanos".