Buscar quarta-feira, 2 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
16°C
Saúde

Mutirão contra Aedes elimina 68 focos em Dourados

21 de janeiro 2016 - 20h15 Por Redação Douranews
Mutirão contra Aedes elimina 68 focos em Dourados Ação integrada de fiscais, voluntários e do Exército vistoriou 3.500 imóveis em uma região — Foto: Divulgação/Assessoria

A primeira grande força-tarefa que faz parte do Plano de Contingência realizado pela Prefeitura de Dourados no combate ao mosquito Aedes aegypti inspecionou nesta quarta-feira (20), na região do Jardim Santa Brígida e Piratininga, 3.585 imóveis, onde foram encontrados e eliminados 62 focos do mosquito, ou seja, 1,74% dos locais fiscalizados.  

Pela Lei da Dengue e Febre Amarela de 10 de abril de 2006, os responsáveis pelos imóveis onde foram localizados os focos podem ser multados. Atualmente os valores variam entre R$ 500 a R$ 800, e dobra em caso de reincidências.

Dos 3.585 imóveis, 699 estavam fechados e os agentes de saúde tiveram que entrar para fazer a inspeção por força judicial. No total, também foram expedidas pelo menos 23 notificações de imóveis que estavam em situação inadequada. Também foram vistoriados 55 terrenos baldios e feita roçada nas escolas municipais Armando Campos Belo e Frei Eucário, onde não foram localizados nenhum foco do Aedes aegypti. Em toda região também foi feito bloqueio químico “fumacê”.

Para a coordenadora do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), Rosana Alexandre da Silva, o resultado foi bastante positivo pois mostra que pela quantidade de imóveis inspecionados, foram poucos os focos encontrados, mas ao mesmo tempo, é uma situação que ainda preocupa pois desse pequeno grupo de larvas encontradas, pode surgir um surto de dengue na localidade, por isso a importância da força-tarefa para combatê-los.

“Pelo resultado que obtivemos mostra que a população está bastante consciente, mas por outro lado ainda é preocupante porque alguns grupos ainda não se adequaram e a maioria não pode pagar por uma minoria”, avaliou Rosana. 

O mutirão na região do Jardim Santa Brígida começou às 7 horas de quarta-feira e encerrou por volta das 17 horas.  Fizeram parte da força-tarefa cem agentes de endemias, 37 soldados do Exército, 25 agentes de serviços gerais da Secretaria de Serviços Urbanos, cinco integrantes de Ongs da cidade, servidores de várias Secretarias, entre outros voluntários. No total trabalharam no mutirão quase 200 pessoas.

Cronograma

O Plano de Contingência contra Dengue, Chikungunya e Zika realizados através de força-tarefa, continuou nesta quinta-feira (21), no Parque das Nações II e nesta sexta-feira (22) será realizado na região do Izidro Pedroso, abrangendo os bairros Parque Nova Dourados, Terra Roxa e Canaã III. Uma estrutura para orientações será montada na Praça do Izidro Pedroso. Sábado (23) a ação começa às 7 e segue apenas até às 13 horas, devendo atingir o Grande Itália, entre os bairros Vila Hilda, Jardim Independência, Jardim Londrina, entre outros.

A determinação do prefeito Murilo Zauith (PSB) é para que todos os pontos da cidade sejam inspecionados, principalmente os locais onde há concentração de veículos parados, como nos estabelecimentos de compra e venda de carros e, principalmente em automóveis que são deixados na rua, em frente a oficinas. Neste último caso a responsabilidade do proprietário do estabelecimento é ainda maior, segundo publica a assessoria de comunicação do Município.