Campanha visa imunizar cães e gatos da cidade contra a raiva — Foto: Divulgação/Assessoria
A Prefeitura de Dourados inicia esta semana, através do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), a campanha de vacinação antirrábica de cães e gatos. A meta é imunizar 80% da população canina e felina da cidade. As ações foram iniciadas nesta terça-feira (7) e até sexta-feira (10) será realizado o trabalho será itinerante.
Nessa etapa, segundo o CCZ, bairros da região do Grande Flórida, como o Altos do Indaiá, Jardim Flórida I e II, Jardim dos Cristais, Jardim das Primaveras, Ercília Pompeu e Panambi Verá receberão a campanha, das 8 às 17 horas.
Já no sábado (11), haverá um ponto fixo para imunização na Seleta, no Jardim Flórida II, também das 8 às 17 horas. Essa é a oportunidade para aqueles donos que não estavam em casa para que seus animais fossem imunizados no trabalho itinerante, possam levá-los para receber a vacina.
Apesar de ter como foco a região do Grande Flórida, o trabalho de ponto fixo é aberto a pessoas de quaisquer bairros da cidade que queiram levar os animais para receber a imunização. “Nós estamos fazendo uma programação semanal e vamos percorrer todas as regiões da cidade durante os próximos meses, com trabalho itinerante e pontos fixos”, explicou a coordenadora do CCZ, Rosana Alexandre da Silva.
Devem tomar as doses, cães e gatos acima de quatro meses de vida, incluindo fêmeas prenhas ou amamentando, já que não há contraindicação para estas. Outros tipos de animais não serão imunizados contra a doença.
A vacina é totalmente gratuita e deve ser aplicada somente pelos agentes do CCZ. Não há distribuição, ou seja, o dono não pode buscar a dose para aplicar em casa, é preciso levar o cão ou gato que será imunizado até o local devido ou permitir a imunização quando o servidor chegar a sua casa. A medida visa melhor controle sobre a imunização.