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Saúde

Após notificados, hospitais de Dourados prometem transparência em atendimento Covid

07 abril 2021 - 12h06

Os hospitais particulares de Dourados, notificados pelo Procon do município para que informem sobre disponibilidade de atendimento nos prontos socorros, reservados para tratamento da Covid-19 e outras doenças, se comprometeram a, de agora em diante, atuar com transparência no sentido de fornecer informações esses e os demais atendimentos hospitalares prestados à comunidade.

Encontro de ajuste de conduta dessas instituições, realizado nesta terça-feira (6), após problemas enfrentados por usuários ao longo da semana passada com relação a essa questão, decidiu que os hospitais Cassems, Evangélico e Santa Rita vão garantir o atendimento continuado e não haverá suspensão dos atendimentos aos consumidores de planos de saúde vinculados às operadoras com as quais mantém contrato de prestação de serviços.

De acordo com o diretor do Procon, o procurador do Município Antônio Marcos Marques, a Unimed de Dourados, por exemplo, se comprometeu em apresentar aos consumidores do plano de saúde um comunicado sobre quais sãos os hospitais credenciados, os tipos de atendimento que são prestados em cada um deles e onde o consumidor deve procurar em caso de sintoma de Covid-19.

Um Centro de Acolhimento ao Usuário funcionará até o dia 15, oferecendo aos beneficiários de qualquer contratante do plano de saúde operado pela Unimed as informações sobre atendimento Covid. O horário de funcionamento desse serviço será das 7 horas até à meia-noite, de segunda à sexta-feira, e às 17 horas nos feriados e finais de semana.

O Procon vai desenvolver, junto com a Defensoria Pública, ações junto ao Município de Dourados para que seja regulamentada e fiscalizada a realização de internações para procedimentos eletivos na rede privada de saúde; e construir um protocolo otimizado de atendimentos dos pacientes de Covid-19 da rede particular, ao mesmo tempo em que essas instituições se comprometeram com a transparência na informação.

O Procon cobra esclarecimentos de quais tipos de atendimentos estão sendo realizados (se particular, convênios, SUS, planos de saúde), as especialidades de atendimento; os procedimentos adotados no atendimento e na triagem; se existe horários de atendimento; e ainda se existem informações acerca dos procedimentos e de atendimentos aos consumidores. A Defensoria Pública vai acompanhar o cumprimento dessas exigências.