Menu
Buscarsegunda, 29 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
33°C
PELA FAMÍLIA

Cassems implanta clínica de prevenção em Corumbá

Projeto identifica necessidades das pessoas antes da cura

09 abril 2024 - 08h54Por Redação Douranews

Os beneficiários da Cassems (a Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul) em Corumbá passam a contar, a partir deste mês de abril, com os serviços da Clínica da Família.

Com conceito inovador, priorizando a atenção primária à saúde, integrando ações preventivas em todas as fases da vida do indivíduo, a especialidade tem se destacado como um modelo exemplar de cuidado e promoção à saúde e está presente na Cassems desde 2017 com a inauguração da Clínica da Família em Campo Grande.

O presidente da Cassems, Ricardo Ayache, ressalta a importância de investir na prevenção e promoção à saúde, além de dialogar e expandir o serviço por todo o Estado:

- Precisamos reconhecer que nossa cultura social, por muitas vezes, nos leva a buscar soluções imediatas, como o atendimento hospitalar. No entanto, é fundamental compreender que a saúde é construída dia após dia, por meio de nossas escolhas e hábitos saudáveis e, com certeza, um deles é a prevenção”.

Em 2021, a Clínica da Família foi selecionada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e passou a integrar o Projeto Cuidado Integral à Saúde desenvolvido em colaboração com o Institute for HealthCare Improvement (IHI), Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) e Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC).

A diretora de assistência à saúde da Cassems, Maria Auxiliadora Budib, explica que o conceito deste tipo de cuidado, abrange uma gama de serviços essenciais, desde a promoção da saúde e prevenção de doenças até o tratamento de condições crônicas e agudas. Além disso, a atenção primária caracteriza-se pela acessibilidade, integralidade, e coordenação do cuidado contínuo.

“A Clínica da Família possibilita um maior e melhor entendimento das reais necessidades do paciente. Um cuidado extensivo, focado não apenas no beneficiário, mas também ao seu grupo familiar, começando desde a infância até o envelhecimento. Com um “médico para chamar e seu”, o acompanhamento se torna constante e principalmente, preventivo, reduzindo significativamente a incidência de doenças crônicas”, destaca Budib.

Além de serviços essenciais já disponíveis na unidade de Corumbá, com a chegada da Clínica da Família, os usuários do plano contarão com um profissional especializado em cuidados de saúde primários, atuando como elo entre os pacientes e outros serviços de saúde, coordenando o cuidado e garantindo que as necessidades individuais sejam atendidas de forma ampla e eficaz.

Bem mais que tratar doenças ou condições específicas, o beneficiário Cassems precisa repensar a saúde de seu grupo familiar. Incluir exames de rotinas e cuidados essenciais, focados, sobretudo, na prevenção.

Para agendar a consulta ou em caso de dúvidas, o beneficiário Cassems pode entrar em contato com a Regional de Corumbá, pelo telefone: (67) 3234-5344 67 ou (67) 99843-3028.