Menu
Buscarsegunda, 29 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
23°C
Saúde

CCZ reforça combate ao mosquito Aedes perto da volta às aulas

06 fevereiro 2017 - 14h52

O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) segue com a ‘força-tarefa’ nos bairros de Dourados para combate aos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, chikungunya e zika vírus. As ações são desenvolvidas pela Prefeitura, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Saúde, tendo em vista o período de constantes chuvas que traz um maior alerta em ações contra o vetor.

Na semana, as visitas dos agentes do CCZ ocorreram no Parque das Nações II e nos bairros Piratininga, Monte Líbano, Canaã III, Izidro Pedroso, Cohab II, Cuiabazinho e Jardim das Primaveras. No sábado (4), aconteceu um mutirão na Vila Guarani.

Conforme Rosana Alexandre da Silva, coordenadora do CCZ, todos os pontos da cidade tem recebido o trabalho de prevenção e orientação dos agentes, tendo como base as notificações de dengue no município. “Estamos nos dividindo para atender todos os bairros, conforme estabelecido pela administração municipal. É necessária a erradicação do vetor com apoio da comunidade tendo em vista a saúde de todos”, pontuou.

Durante as visitas, ocorre a inspeção do imóvel, orientação aos moradores, eliminação e tratamento (com larvicida) dos focos e possíveis criadouros do mosquito. O imóvel em situação crítica, de forma a não atender as solicitações previstas na Lei Municipal 3965 de 11 de fevereiro de 2016 (a lei da dengue), é notificado e está sujeito a multa.

Nesta semana, uma residência situada na Rua das Castanheiras, no Jardim Colibri foi notificada, após constatada situação crítica, com favorecimento a criadouros do Aedes aegypti pelos agentes. No local, diversos pneus estavam expostos, havia ainda lixo, mato e matéria orgânica em decomposição.