Menu
Buscarsegunda, 29 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
33°C
Pedro Juan

Estudante de Medicina da UCP desenvolve protocolo de atendimento

Iniciativa acadêmica atende Hospital Regional na fronteira

11 abril 2024 - 11h03Por Assessoria

O trabalho de atendimento do setor de Pediatria do Hospital Regional Anibal Leoncio Medina de Pedro Juan Caballero ganhou uma importante ferramenta de auxílio e otimização do atendimento da população: Um novo protocolo que considera um sistema operacional padrão, com base científica, no modelo Manchester.

Na classificação de Manchester que utiliza cinco cores para identificar o grau de cada paciente [geralmente elas são: vermelho, laranja, amarelo, verde e azul], onde a cor vermelha representa os casos mais graves, e a azul, os mais leves, o protocolo criado pela médica interna Arlene Maria, da UCP (Universidade Central do Paraguai) de Pedro Juan Caballero, indica o sistema de cores adaptado ao fluxo do setor.

Segundo a médica responsável, isso abrange todos os atores envolvidos no processo de acolhimento. Ou seja: o profissional executor, paciente e acompanhante”. Além do manual com as definições e os conceitos de cada classificação de risco, disponível para a equipe do setor, houve também treinamento e divulgação pública da estratégia em geral.

Na Urgência Pediátrica do Hospital Regional de Pedro Juan Caballero, já existia uma classificação, porém era feita somente no sistema, os pacientes e os acompanhantes não tinham conhecimento da classificação e nem do tempo de espera.

“Dentre as funções do médico interno, está implantar ações para melhoria da assistência prestada nos serviços de saúde, conforme a necessidade e especificidade de cada setor e estamos fazendo isso através deste novo protocolo que humaniza o atendimento e traz benefício para o paciente, seus familiares e para os profissionais médicos envolvidos”, destaca Arlene Maria.

O trabalho da estudante do último semestre de Medicina da Universidade Central do Paraguai (UCP) em Pedro Juan Caballero teve a supervisão da médica Zulmiria que é tutora do projeto e do médico Júnior Diniz, coordenador de Internato da instituição.