Menu
Buscardomingo, 28 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
29°C
Saúde

Hospital Cassems de Campo Grande lança Protocolo de Dor Torácica

06 julho 2017 - 20h12

O Hospital Cassems de Campo Grande lança, nesta quinta-feira (6) o protocolo da Dor Torácica no serviço de Pronto Atendimento, com a participação do renomado cardiologista Carlos Gun, representante de cardiologia na Comissão Nacional de Residência.

De acordo com a Revista Brasileira de Cardiologia, é cada vez maior o número de pacientes que procura o serviço de emergência com sintomas de dor torácica. Cerca de 5% a 10 % de todos os atendimentos nas salas de emergência são por dor torácica. “É complexa a diferenciação da dor torácica das síndromes coronarianas agudas, que oferecem risco de morte, da dor torácica por outras causas. O fato de o paciente com queixa dessa dor dar entrada no serviço de pronto atendimento exige dos profissionais da área da saúde um diagnóstico preciso e uma conduta rápida. Dessa maneira torna-se importante diferenciar a dor torácica de causa cardíaca das não cardíacas para direcionar a conduta médica a ser seguida”, explica o presidente da Cassems, Ricardo Ayache, que também é médico cardiologista e entende bem do assunto em questão.

Por esse motivo, o Hospital Cassems lança o Protocolo da Dor Torácica o com intuito de agilizar o atendimento e ter o diagnóstico do que exatamente o paciente tem o mais rápido possível. “Este protocolo é essencial, pois ele unifica os procedimentos de diagnóstico, já que nossos profissionais de saúde terão que seguir o mesmo processo quando o paciente dá entrada com dor torácica, isso agiliza muito todo o atendimento desde o tempo entre a chegada, até à realização dos procedimentos necessários. O tempo agilizado pode salvar vidas”, explica o presidente da Cassems.

Palestrante

Para detalhar aos colaboradores do Hospital Cassems a importância deste Protocolo a Caixa de Assistência traz o médico cardiologista Carlos Gun, que, além de representante de cardiologia na Comissão Nacional de Residência, é professor-titular da disciplina de cardiologia da Faculdade de Medicina da Unisa (a Universidade de Santo Amaro), chefe da UTI do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, membro da Amerincan Heart Assocation Basic Cardiovascular Sciences, diretor da SBC/Funcor, seção de credenciamento da Residência de Cardiologia.