Menu
Buscarsábado, 18 de maio de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
25°C
DENGUE

HU envolve servidores em campanha de prevenção

Número crescente de casos da doença exige mobilização

02 março 2024 - 08h53Por Redação Douranews

O HU (Hospital Universitário) da Universidade Federal da Grande Dourados, filiado à Rede Ebserh (da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) também apoia a causa nacional de com ações de prevenção realizadas durante o mês de fevereiro contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti, o transmissor da dengue que tem produzido números alarmantes no País.

Uma palestra sobre diagnóstico e manejo clínico da dengue para alunos, residentes, profissionais de saúde do hospital e da Rede de Saúde Municipal, envolve servidores e profissionais do HU, que também recebem a vacina contra a doença, atendendo colaboradores, servidores, terceirizados, residentes, estudantes e acadêmicos do hospital, numa ação inédita que já totaliza 393 vacinados.

A vacinação é a forma mais efetiva de controle da doença. Atualmente existem duas vacinas aprovadas pela Anvisa (a Agência Nacional de Vigilância Sanitária), para uso no país, sendo que uma delas foi incorporada ao SUS. A vacina tetravalente, com alta eficácia de proteção, consiste em duas doses com intervalo de três meses entre elas, independentemente de ter tido ou não dengue previamente.

Nos últimos anos a dengue tornou-se uma preocupação constante no Brasil. Com ciclos endêmicos e epidêmicos, a cada quatro ou cinco anos, a doença apresenta um aumento significativo no número de casos, bem como na gravidade das ocorrências, resultando em mais hospitalizações.

Em 2020 foram registrados 1,4 milhão de casos. Em 2023 esse número subiu para 1,6 milhão, com 1.079 mortes e, em 2024, pode variar de 1,7 milhão a 5 milhões, de acordo com estimativas do Ministério da Saúde. As previsões foram feitas em parceria com o InfoDengue e a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), passando a exigir essa mobilização nacional.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também