Menu
Buscarsegunda, 29 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
24°C
Saúde

Mais de 17 mil pessoas já receberam prevenção de saúde

16 setembro 2014 - 12h21Por Redação Douranews

As Ações Compartilhadas de Saúde já contabilizam 17.600 atendimentos de janeiro a agosto deste ano. As atividades realizadas pela Prefeitura de Dourados através da Secretaria de Saúde ocorrem semanalmente, atendendo os mais diversos bairros do município com serviços e conscientização.

Todo o trabalho atende a um dos focos da administração do prefeito Murilo Zauith (PSB), voltado para a prevenção de doenças. A população bem informada evita ficar doente, quando diagnostica enfermidades mais cedo, contribuindo para o tratamento, melhorando a qualidade de vida e ajudando a desafogar os serviços de saúde.

Durante as Ações, são realizadas visitas domiciliares de combate à dengue e leishmaniose, a comércios para orientações sobre agravos do trabalho pelo Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) e fiscalização da Vigilância Sanitária, aplicação de doses de vacina do calendário de rotina infantil e adulto, orientações sobre doenças como tuberculose, hanseníase e Aids. Ainda é entregue material informativo sobre os mais diversos assuntos e itens de prevenção, como preservativos.

Os mutirões são realizados todas as quartas-feiras, a cada data em um ponto diferente da cidade. As atividades são uma integração entre os departamentos de Vigilância em Saúde e Atenção Básica. Equipes se unem para as ações preventivas que são realizadas em regime de mutirão. Além de levar informações, os servidores ainda estreitam laços com a população que resultam em melhoria no atendimento.

Ainda como parte das atividades das ações, muitas são voltadas para os trabalhadores das unidades. Para garantir atendimento de qualidade, como quer o prefeito Murilo, eles são capacitados sobre os mais diversos temas, para saber como lidar quando estes surgem na unidade de saúde.

A Atenção Básica é uma grande responsabilidade e o município tem enfrentado e estruturado o serviço para melhor atender os cidadãos douradenses. Unidades de saúde passam por reformas na cidade e outras por constante manutenção. Ainda foram inaugurados novos postos.

Todo o trabalho preventivo que é realizado pelo município tem surtido um importante efeito com índices já comprovados. Os casos de dengue diminuíram consideravelmente, assim como os do vírus Influenza. A cobertura vacinal da população também tem sido destaque frente ao Estado e ao país em alguns tipos de imunizações.

As Ações Compartilhadas já foram realizadas em 26 unidades de Dourados, incluindo as que estão sediadas na cidade e nos distritos. O calendário ainda inclui uma série de atividades até o final deste ano, segundo informa a a assessoria de comunicação do Município.