Menu
Buscardomingo, 28 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
28°C
Saúde

MS tem primeiro caso de coronavírus

26 fevereiro 2020 - 14h21

O primeiro caso suspeito de Coronavírus no Mato Grosso do Sul pode estar localizado em Ponta Porã. Informação que circula no grupo de WhatsApp de coordenadores de endemias no Estado dá conta de um caso, que estaria sendo tratado no HR (Hospital Regional) da cidade brasileira que faz fronteira com Pedro Juan Caballero, no Paraguai.

A assessoria de comunicação da Secretaria estadual

de Saúde informou que vai emitir nota oficial nesse sentido

De acordo com as informações apuradas pelo Douranews, o paciente detectado com os sintomas da Cosid-19 está no isolamento. Seria de um homem que chegou da China por Assunção, capital do Paraguai, há dois dias, com sintomas gripais. Amostras já teriam sido coletadas e enviadas para exames no Lacen (Laboratório Central), em Campo Grande.

Providências

A Secretaria de Saúde do Estado emitiu nota técnica aos profissionais de saúde dos 79 municípios, em janeiro, “orientando sobre as ações a serem adotadas em caso de surgimento de pessoas com os sintomas da doença e de como proceder com a coleta de amostras para exames”.

Entre as recomendações feitas às equipes de vigilância epidemiológica municipais, bem como serviços de saúde, é previsto que “os casos suspeitos estáveis ficarão em isolamento no serviço de saúde que deram entrada ou domicílio”. Já os casos com evoluções mais graves “deverão ser encaminhados pela Central de Regulação Estadual para os hospitais de referência”.