Menu
Buscarsegunda, 29 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
25°C
Saúde

Mulheres podem contar com a rede pública de saúde

09 outubro 2015 - 11h38Por Redação Douranews

Ao destacar a importância do papel da mulher na sociedade e convidá-la a cuidar melhor da saúde, fazendo regularmente o preventivo do câncer, o prefeito Murilo Zauith (PSB) falou dos avanços da saúde em Dourados, na tarde desta quinta-feira (8), durante a abertura da campanha Dourados Rosa, na Clínica da Mulher, localizada no Jardim Água Boa.

“Este prédio onde estamos hoje fazendo esta solenidade foi inaugurado e colocado em funcionamento na nossa administração", ressaltou. Murilo falou do avanço na gestão da saúde, destacando, sobretudo, os enfrentamentos feitos a partir de quando nomeou o médico Sebastião Nogueira como secretário de Saúde.

No Hospital da Vida, por exemplo, a melhoria foi muito grande. “Nós tivermos recentemente a inspeção do Ministério da Saúde ao hospital e o relatório aponta que a melhoria no atendimento foi de 80%”, afirma o prefeito. “A Câmara recebeu o relatório; o Pedro Pepa sabe disso”, acrescentou, fazendo referência ao vereador, presidente da Comissão de Comissão de Saúde da Câmara, que estava presente na abertura do Dourados Rosa.

“Isso não quer dizer que pra nós está bom. Vamos continuar trabalhando para melhorar ainda mais o atendimento à saúde em Dourados”, disse Murilo, citando como apoio importante o hospital de cirurgias eletivas que o Governo do Estado pretende implantar em Dourados, no antigo Hospital São Luiz. “Hoje as cirurgias para atender 33 municípios são feitas no Hospital Universitário e Hospital Evangélico, mas com a entrada em funcionamento do novo hospital vamos acabar com as longas filas”, afirma.

O prefeito lembrou ainda que o trabalho de gestão, como o da saúde e da educação, tem feito Dourados ser destaque nacional. No mês passado Murilo recebeu em São Paulo o prêmio de melhor cidade de porte médio do Brasil em gestão fiscal.

Sobre o Dourados Rosa, convidou as mulheres a fazer uso do sistema preventivo público e implementar uma rotina de cuidados com a saúde para se manter sempre saudável. “As mulheres são muito importantes na nossa vida. Aproveitem o Outubro Rosa como marca de cuidado com a saúde”, disse o prefeito.

O secretário Sebastião Nogueira destacou o trabalho de equipe como um dos grandes responsáveis pela melhoria significativa no atendimento à saúde em Dourados. “As pessoas acreditam na administração e se esforçam para atender bem”, disse.

Sobre o Outubro Rosa, ele lembrou que no ano passado foram feitas 2.600 mamografias e que a meta deste ano é ultrapassar as 3 mil. Aconselhou as mulheres a fazer o auto exame e, ao perceber algum caroço, dor ou coceira, procurar o médico. “De cada 10 mulheres que fazem o diagnóstico cedo, 9 são curadas”, afirma.

O vereador Pedro Pepa (DEM) agradeceu ao prefeito pelos investimentos na saúde pública em Dourados e destacou os avanços. “A gente vê a vontade de fazer um serviço de qualidade no município”, disse.

A diretora da Clínica da Mulher, Maria Luiza Palmas, a Malu, informou que o atendimento é tranquilo e que as mulheres devem procurar a unidade para atendimento regular. Segundo ela, hoje são dois equipamentos de mamografias funcionando, suficientes para atender regularmente à demanda.