Menu
Buscardomingo, 28 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
25°C
Saúde

Prefeita acompanha mutirão contra a dengue realizado em Itahum

20 maio 2019 - 19h41

Mais um mutirão de retirada de lixo no intuito de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças, foi realizado em Dourados. A ação aconteceu no distrito de Itahum, entre a quinta-feira (16) e o sábado (18), e resultou na retirada de aproximadamente 15 toneladas de resíduos, conforme dados do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses).

O combate à dengue, principalmente, tem sido uma das prioridades da gestão municipal e a prefeita Délia Razuk acompanhou os procedimentos ocorridos no sábado no distrito, com solicitação de ações neste formato de forma constante.

Conforme a coordenadora do CCZ, Rosana Alexandre da Silva, 774 imóveis foram trabalhados e 22 focos do mosquito Aedes aegypti foram encontrados. “Muito lixo foi retirado e focos eliminados. O mutirão é uma ação pontual e precisamos do apoio da população para que os espaços continuem limpos e assim unimos força contra a dengue”, pontuou.

Agentes identificaram uma vala utilizada para o descarte irregular de pneus, em situação crítica, com muitos focos do mosquito transmissor da dengue. Diante do fato, o coordenador do Imam (Instituto de Meio Ambiente do Município), Fabiano Costa, esteve em contato com proprietários de borracharias da localidade e estruturou o recolhimento periódico dos itens.

“Identificamos a situação junto com os borracheiros e encaminhamos esse trabalho. Os pneus ficarão armazenados nos estabelecimentos e quando necessário faremos o recolhimento para o ecoponto, eliminando, assim, o acúmulo de pneus na vala, que gera impacto negativo à saúde pública e ao meio ambiente”, disse.

A Secretaria de Serviços Urbanos também apoiou o mutirão. Mais de 100 toneladas de lixo já foram retiradas nestas atividades em Dourados e dezenas de bairros foram alcançadas.

Dourados conta com alta incidência de casos de dengue, com mais de 900 casos confirmados da doença e quatro mortes este ano. O trabalho de combate ao mosquito Aedes aegypti ocorre de forma intensa, bem como ações de orientação e prevenção.

A Secretaria de Saúde direcionou a abertura de Unidades Básicas de Saúde (Seleta, Jardim Maracanã, Parque das Nações II, Vila Cachoerinha, Jardim Guaicurus e Jardim Santo André) até às 22 horas, para reforço no atendimento aos casos de dengue.