Menu
Buscarsegunda, 29 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
30°C
DOURADOS

Prefeitura e Fiocruz unem forças para vacinação em massa contra a dengue

A expectativa é que a meta de 150.000 vacinados seja alcançada no prazo estabelecido

09 abril 2024 - 07h47Por Lucas

Em uma ação conjunta entre a Prefeitura de Dourados e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), uma operação de vacinação está em curso, para vacinar o máximo de pessoas em apenas 15 dias com a vacina QDenga. Equipes volantes farão a vacinação, para conter a propagação da dengue na região. “Estamos confiantes de que, com esforço conjunto, podemos atingir e até mesmo superar esse objetivo. São 13 equipes volantes reforçando o atendimento em todos os pontos da cidade”, afirmou Edvan Marcelo Morais Marques, Chefe do Núcleo de Imunização.

A ação conta com o apoio de mais de 50 profissionais capacitados e treinados para desempenhar diferentes funções no processo de vacinação contra a dengue. Sob a supervisão direta da Diretora de Atenção à Saúde, a enfermeira Silvia Bosso, esses profissionais estarão distribuídos em turnos de trabalho que abrangem manhã, tarde e noite, garantindo uma cobertura abrangente.

Além disso, a equipe da Fiocruz conta com a presença do médico infectologista e pesquisador especialista, Dr. Júlio Croda, que está no local para fornecer orientações técnicas e capacitar os profissionais envolvidos na operação. “É importante ressaltar que a vacina QDenga é segura e passou por rigorosos testes de qualidade e eficácia. A vacinação em massa é uma das melhores ferramentas que temos para combater a propagação da dengue e proteger nossa população”, destacou o Dr. Júlio Croda.

Com esforço conjunto, a expectativa é que a meta de 150.000 vacinados seja alcançada no prazo estabelecido, trazendo proteção para a população de Dourados diante da ameaça contínua da dengue. “Estamos muito satisfeitos com o andamento dessa importante iniciativa em parceria com a Fiocruz. A vacinação em massa contra a dengue é uma prioridade para nós, e estamos empenhados em garantir que nossa população esteja protegida contra essa doença. Agradecemos a todos os profissionais envolvidos nesse esforço conjunto e pedimos à comunidade que continue colaborando, comparecendo para receber a vacina. Juntos, estamos construindo um futuro mais saudável para Dourados”, declarou o secretário de Saúde, Waldno Pereira Lucena Júnior.

Dourados é a única cidade do Brasil com a vacina contra a dengue liberada para todas as faixas etárias. “Isso representa um marco significativo na luta contra a doença, permitindo que pessoas de todas as idades tenham acesso à imunização e contribuam para a proteção coletiva contra a dengue”, finaliza Júlio Croda.


Segunda dose

Dourados já iniciou a 2ª dose da vacina contra a dengue. O imunizante já está disponível para quem recebeu a primeira dose há três meses. 

O secretário de saúde, Waldno Lucena Júnior, alerta ainda sobre o término do prazo para o recebimento da primeira dose, que acontece no dia 30 de abril. “É fundamental que a população busque sua primeira dose até o fim deste mês. A data foi definida seguindo os critérios técnicos definidos pelo laboratório, que leva em consideração o período entre a primeira e a segunda dose e a data de vencimento das vacinas. Dessa forma, a pessoa que começa a imunização em abril, pode completar a proteção em julho”,explica.