Menu
Buscardomingo, 28 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
24°C
DENGUE

Primeira morte registrada em Dourados é de um indígena de 33 anos, não vacinado

Dourados é a primeira cidade do Brasil a realizar a vacinação em massa contra a dengue

14 março 2024 - 08h28Por Redação Douranews

Dourados registra a primeira morte causada por dengue. A vítima é um indígena de 33 anos, que não apresentava comorbidades e que não teria recebido o imunizante oferecido na rede pública.

 

O Mato Grosso do Sul registrou na última semana, 478 novos casos de dengue, que agora somam 2.412 confirmados em todo o território. Também foi registrada a morte de um homem de 33 anos, residente em Dourados. Ele é a primeira vítima fatal da doença neste ano na cidade e a quarta no Estado.

Ao todo, Mato Grosso do Sul tem quatro mortes por dengue. As outras três são de um bebê de 1 mês, de Maracaju, um home de 81 anos de Chapadão do Sul e uma mulher de 73 anos, de Coronel Sapucaia.

Segundo o levantamento realizado pela Vigilância Epidemiológica da Secretária de Estado de Saúde, com os 478 novos casos no Mato Grosso do Sul, o número atualizado de casos confirmados é de 2.412, neste ano.

O boletim aponta oito óbitos em investigação e a confirmação da quarta morte por dengue de 2024, sendo a primeira registrada em Dourados.

Ele teria iniciado com os sintomas no dia 3 de março, dando entrada no hospital no dia seguinte, onde faleceu no dia 5, entretanto, a causa da morte por dengue só foi confirmada na última segunda-feira (11/3).

Vacina em Dourados

Com a parceria da Secretária Municipal de Saúde e o Laboratório Japonês, Takeda, fabricante do imunizante Qdenga, Dourados deu início no dia 3 de janeiro deste ano aos trabalhos de imunização, sendo a primeira cidade do Brasil a realizar a vacinação em massa contra a dengue.

Já a vacinação dentro da Reserva Indígena foi iniciada no dia 24 de fevereiro, após o município obeter a autorização da Sesai e do Ministério da Saúde. Atualmente, a região possui a maior reserva indígena do Brasil, formada pelas aldeias Jaguapiru e Bororó, com mais de 20 mil habitantes, divididos em uma área de 3,5 mil hectares.

O imunizante contra a dengue está disponível em todos os postos de saúde de Dourados e na Sala de Vacinação do PAM (Pronto Atendimento Médico), para pessoas com idade de 4 a 59 anos, aplicada em duas doses com intervalo de três meses entre cada uma.