Menu
Buscardomingo, 28 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
29°C
Saúde

Robô vai ajudar UTI do Hospital da Vida a acompanhar pacientes

20 fevereiro 2017 - 21h19

A prefeita Délia Razuk conheceu nesta segunda-feira (20) um sistema inédito em Dourados. É um robô que se,rá utilizado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do HVida (Hospital da Vida), com o objetivo de reduzir o número de mortes e o tempo de internação. A novidade foi apresentada à prefeita e ao secretário municipal de Saúde, Renato Vidigal, pelos diretores da empresa Intensicare, especialista em telemedicina no Brasil. O robô, que recebeu o nome de “Intensivinho”, já está em funcionamento nos vinte leitos de UTI do hospital, referência no atendimento à população de mais de 30 municípios da região da Grande Dourados.

O “Intensivinho” foi apresentado pelo diretor de Operações da Intensicare, Renato Almeida e terá custo zero para a Prefeitura de Dourados. Conforme Renato, o sistema de telemedicina já está instalado em 350 leitos de UTI nos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Distrito Federal, Tocantins e Goiás, sendo que Dourados é a primeira cidade da América Latina a receber o robô.

O diretor de tecnologia da Intensicare, o médico Maurício Leitão, afirmou que o robô vai possibilitar a redução de 30% do tempo de internação e 20% da mortalidade. “Isso é excelente tendo em vista que a administração municipal tem como maior preocupação cuidar das pessoas”, disse o diretor. O secretário de Saúde, Renato Vidigal, afirmou que “cuidar de gente” é a marca da atual administração; por isso que a entrada em operação deste robô na UTI representa a união da tecnologia com a humanização.

A prefeita Délia Razuk disse que a utilização do robô representa mais um avanço na medicina em Dourados e demonstra que a administração pública tem compromisso em melhorar os serviços de saúde e cuidar melhor das pessoas, visando melhor qualidade de vida não apenas na saúde, mas na educação, serviços urbanos e infraestrutura.

Telemedicina

O robô de Dourados vai mandar informações dos pacientes internados diretamente para uma central da Intensicare que fará o acompanhamento em tempo real, repassando informações para a equipe que está no Hospital da Vida, de forma a aperfeiçoar a qualidade dos serviços prestados nos leitos de UTI.

O diretor de tecnologia da empresa afirmou que o sistema de Telemedicina da Intensicare aperfeiçoa o trabalho de toda a equipe multidisciplinar e leva mais segurança para os pacientes. Segundo ele “por meio da aplicação de inteligência artificial, análise de dados e adoções de recursos audiovisuais, a Telemedicina torna-se uma ferramenta extremamente estratégica na gestão de UTIs e um suporte para a tomada de decisões em diagnósticos clínicos”.