Menu
Buscardomingo, 28 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
24°C
Saúde

Saúde dispõe de 195 itens na rede municipal de medicamentos

03 julho 2017 - 16h08

A Prefeitura de Dourados está disponibilizando 195 itens entre remédios e insumos na rede de distribuição do município. A informação compilada pela Remume (a Rede Municipal de Medicamentos) e pela Saúde Mental relata uma cobertura de atendimento de 90% em relação à totalidade de itens.

Segundo a Sems (Secretaria municipal de Saúde), os 10% restantes para completar o serviço com excelência devem ser sanados em breve devido ao trabalho de fiscalização e acompanhamento das entregas e licitações. De 28 itens que faltam, a Secretaria aguarda a entrega de 15 e os demais devem ter licitação e compra revistas, o que vai regularizar e manter o atendimento perto dos 100%.

O secretário Renato Vidigal ressaltou a preocupação da prefeita Délia Razuk em manter o serviço de distribuição de remédio em dia e com estoque. Segundo ele, para que isso seja possível, a fiscalização e o acompanhamento das empresas fornecedoras é fundamental e tem ocorrido. “Temos uma comissão de recebimento de medicamentos, por exemplo, que notifica toda empresa que manda errado, que não entrega. Estamos em cima”, disse Vidigal.

Ampliação

Além da regularização da distribuição, a Sems adequou locais e ampliou o atendimento das farmácias do município. Agora, farmácias da Rede Municipal de Saúde estão disponibilizadas nas unidades de saúde da Vila Rosa, Cachoeirinha, CSU, Izidro Pedroso, Santo André e nos distritos de Vila Vargas e Itahum, estes com atendimento no horário das 7 às 11 e das 13 às 17 horas, de segunda à sexta-feira.

As unidades com atendimento além do expediente normal funcionam na Seleta e no Parque das Nações II, entre 7 e 11 horas, e depois, das 13 às 22 horas. No PAM (Pronto Atendimento Médico), o horário de funcionamento é das 7 às 11 e das 13 às 17 horas, para cidadãos que necessitem dos medicamentos relativos à Saúde Mental. No PAM, também ocorre o atendimento em regime de plantão, entre 17 e 23 horas, de segunda a sexta-feira e nos sábados, domingos e feriados entre 7 e 22 horas. Neste regime de plantão, a entrega de medicamentos é geral. A Secretaria informa que basta ao cidadão comparecer na unidade de distribuição munido de receita médica e com o Cartão SUS.