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Saúde

UFGD oferece curso inédito em parceria com o Sírio-Libanês

23 julho 2014 - 17h49Por Redação Douranews

A UFGD é a primeira universidade brasileira a receber o curso CMIRA, ministrado por profissionais do Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa. O curso é voltado para acadêmicos dos 4º, 5º e 6º anos de Medicina da FCS (Faculdade de Ciências da Saúde) e utiliza metodologias ativas na discussão de casos clínicos nas cinco grandes áreas da Medicina.  

CMIRA [competência médica com um novo olhar para a mobilização estudantil, internacionalização da escola médica, residência médica e avaliação de competência] introduz uma abordagem pedagógica inovadora baseada em metodologias ativas de ensino-aprendizagem e referenciada nos princípios da aprendizagem de adultos e na avaliação formativa e somativa de competências.

Além de proporcionar aos acadêmicos o aprimoramento de conhecimentos com embasamento científico e experiência profissional, o CMIRA promove a integração ensino-serviço na reconstrução de novas práticas, que visam o cuidado integral e humanizado no âmbito da área da saúde e preparam os profissionais da saúde para o enfrentamento das diferentes realidades de vida e de saúde no Brasil.

O curso utiliza a aprendizagem baseada em equipes ou TBL (Team Based Learning, na tradução), simulação clínica e casos clínicos integradores, com atividades educacionais organizadas de modo a promover e potencializar a construção articulada de capacidades para uma prática médica competente, com foco nas situações de maior relevância social e incidência epidemiológica.

Sob coordenação dos doutores Roberto de Queiroz Padilha e José Lúcio Martins Machado, o CMIRA possui corpo docente qualificado formado por doutores em diversas áreas da Medicina. Para a abertura do curso esteve em Dourados segunda-feira (21) o doutor Renato Vernaschi Lima, representante do Instituto Sírio-Libanês. O curso acontece no anfiteatro do HUGD (Hospital Universitário da Grande Dourados) e tem carga horária total de 90 horas. As atividades são transmitidas por videoconferência, acompanhadas e conduzidas por facilitador, com horas de estudo orientadas pelos "casos clínicos", além de avaliações ao longo do desenvolvimento.