Programa é coordenado pela professora Elaine — Divulgação
A Universidade Federal da Grande Dourados vai realizar, terça-feira (13) que vem a cerimônia oficial de lançamento do Programa Mais Ciência na Escola – MS, no evento marcado para às 13 horas, no Auditório Central da Unidade 2 (na Cidade Universitária). O evento contará com a presença de autoridades dos governos federal, estadual e municipal, incluindo representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC).
“O lançamento do programa representa um marco para a ciência e a educação sul-mato-grossense, promovendo a popularização do conhecimento científico, a valorização da inovação nas escolas públicas e a formação de uma nova geração de estudantes mais preparados para os desafios tecnológicos do presente e do futuro”, afirmou Elaine da Silva Ramos, coordenadora do programa e professora da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da UFGD.
Executado nacionalmente pelo MCTI em parceria com o MEC, por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), o programa tem como objetivo promover a cultura científica, o letramento digital e a experimentação na Educação Básica, com foco na instalação de laboratórios maker em escolas públicas. Esses laboratórios contarão com impressoras 3D e de corte a laser, equipamentos de automação, robótica e filmagem, entre outros.
Em Mato Grosso do Sul, a execução está a cargo da UFGD, que coordena ações em 15 escolas públicas localizadas nos municípios de Coronel Sapucaia, Deodápolis, Dourados, Maracaju, Novo Horizonte do Sul e Rio Brilhante. As unidades atendidas refletem a diversidade educacional do estado, incluindo escolas indígenas municipais e estaduais, do campo, urbanas – inclusive em regiões periféricas – e instituições situadas em áreas de fronteira com o Paraguai.
O investimento destinado ao Estado é de R$ 1,5 milhão, valor que será aplicado no fortalecimento da aprendizagem ativa, no desenvolvimento de projetos científicos e tecnológicos, e na utilização pedagógica de ferramentas digitais. A proposta prevê também a concessão de bolsas para mais de 160 estudantes e professores, além da oferta de formação continuada aos educadores das redes envolvidas.
Confira a lista das escolas beneficiadas:
Escola Estadual Antonio Vicente Azambuja - Dourados
Escola Estadual Eneil Vargas - Coronel Sapucaia
Escola Estadual Indígena Intercultural Guateka - Dourados
Escola Estadual Ministro João Paulo dos Reis Veloso - Dourados
Escola Estadual Professora Lígia Terezinha Martins - Rio Brilhante
Escola Estadual Ramona da Silva Pedroso - Dourados
Escola Estadual Rita Angelina Barbosa Silveira - Dourados
Escola Estadual Scila Médici - Deodápolis
Escola Municipal Cel. Firmino Vieira de Matos - Dourados
Escola Municipal Francisco Meireles - Dourados
Escola Municipal Laurindo Stragliotto (Escola Agrícola) - Maracaju
Escola Municipal Maria da Rosa Antunes da Silva Câmara - Dourados
Escola Municipal Pref. Álvaro Brandão - Dourados
Escola Municipal Prof. Elza Farias Kintschev Real - Dourados
Escola Municipal Professor Eduardo Pereira Calado - Novo Horizonte do Sul