A equipe do Campus Dourados do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) conquistou três prêmios na Jornada de Foguetes, evento nacional que reúne estudantes de todo país. A competição, encerrada segunda-feira (7), em Barra do Piraí/RJ, é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira, em parceria com a AEB (Agência Espacial Brasileira).
A equipe do Campus Dourados foi formada pelas estudantes Ketlen Rocha, Raysa Lima e Vitória Vargas, todas do 2º semestre do curso técnico integrado em Informática para Internet, lideradas pelo professor Rafael Santos. O IFMS também foi representado por uma equipe do Campus de Corumbá.
Os prêmios conquistados foram o primeiro lugar geral na Turma 2, a quarta posição na categoria “apresentação” – onde era mostrado o processo de montagem do foguete com detalhes, fotos, esquemas e filmes dos lançamentos – e o segundo lugar no lançamento de minifoguetes com combustível sólido, competição voltada aos professores.
Competidores de várias regiões do País, na base de Barra do Piraí, no Rio, onde ocorreu a Jornada
Na Jornada, as 120 equipes participantes foram divididas em três turmas. A competição ocorria dentro das turmas, sendo que cada equipe tinha direito a dois lançamentos. Os foguetes, feitos a partir de garrafas pet e que utilizam como combustível uma mistura de vinagre e bicarbonato de sódio, eram lançados a partir de uma base fixada no chão.
O alcance horizontal obtido pela equipe de Dourados foi de 165 metros. Além da distância, outros aspectos levados em consideração foram a presença dos itens obrigatórios de segurança e as penalidades sofridas.
Aprendizado
A preparação da equipe de Dourados vinha sendo realizada desde que as estudantes conseguiram a classificação através da mostra realizada no campus esse ano, com um lançamento que superou os 120 metros, marca mínima para participar do evento nacional.
O professor Rafael Santos, coordenador da equipe, destaca que além da premiação obtida, a Jornada contribuiu para o desenvolvimento escolar das discentes. “Elas puderam observar aplicação prática de conceitos relacionados à física, além de compreender que os mínimos detalhes fazem a diferença”.