Menu
Buscarsábado, 27 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
22°C
FUNDECT

Márcio ajuda a elaborar proposta de IA brasileira

Diretor de Fundação em MS participa de encontro com Lula

09 março 2024 - 19h33Por Redação Douranews

O diretor presidente da Fundect e vice-presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa, Márcio de Araújo Pereira, participou, na quinta-feira (7), no Palácio do Planalto, em Brasília, da 2ª Reunião Ordinária do CCT (o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia), com o tema “Os avanços da Inteligência Artificial (IA) no Brasil”. Na ocasião, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que preside o CCT, pediu para os conselheiros elaborarem uma proposta de política de IA com o objetivo de tornar o Brasil competitivo na área a nível mundial.  

Lula antecipou que deseja apresentar ao mundo, durante seu discurso na abertura da 79ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, em setembro, um projeto genuinamente brasileiro de IA. “Então, vamos colocar no papel o que vocês acham que pode ser feito. O que vocês acham que o Brasil tem que fazer para ser detentor e se apresentar ao mundo para que eu vá dia 23 de setembro fazer meu discurso na ONU e apresentar nossa proposta de inteligência artificial? Vamos aceitar esse desafio e vamos nos tornar grandes, orgulhosos”.

“É uma honra muito grande integrar o Conselho, órgão consultivo de assessoramento superior do Presidente da República para a formulação da política nacional de ciência, tecnologia e inovação. Foi a primeira reunião após seu reestabelecimento e já com uma grande missão, apresentar uma proposta de política nacional para a inteligência artificial no país. 0 assento é do Confap e por meio dele levamos a voz das fundações de Amparo a pesquisa dos estados da federação para as principais políticas e programas nacionais”, destacou Márcio de Araújo Pereira.

Durante a reunião, especialistas abordaram quatro eixos temáticos vinculados à IA: desafios para aumentar a capacidade digital e investimento em P&D do país; oportunidades e riscos associados às aplicações de IA; impactos e oportunidades da IA no mundo do trabalho; e Inteligência Artificial e a integridade da informação.