O dia 25 de novembro - Dia Internacional da Não-Violência contra as Mulheres - marca o início da campanha dos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres e 10 de dezembro - Dia Internacional dos Direito Humanos - seu encerramento. O dia 06 de dezembro é a data do massacre de mulheres de Montreal, marca a Campanha Mundial do Laço Branco, que congrega homens pelo fim da violência contra as mulheres. O evento foi iniciado com uma apresentação do Coral do Projeto Conviver.
A superintendente Jozeli Chulli falou da importância do evento, que pelo quinto ano consecutivo é realizado em Nova Andradina, divulgando, intensificando e fortalecendo a Rede de Atendimento à Mulher. Jozeli ainda fez um agradecimento a todas as pessoas que compõem a Rede de Atendimento à Mulher, que estão empenhados nesta luta, visando garantir os direitos das mulheres, para que elas tenham uma nova vida. “Essa luta é de todos nós, homens e mulheres de bem que acreditamos que somente com uma convivência pacífica, poderemos alcançar uma vida familiar estruturada e uma sociedade de paz”, afirma.
A delegada Sílvia Nascimento falou sobre os 16 dias de ativismo, uma campanha que foi iniciada pelos homens, que perceberam a necessidade de lutar contra a violência praticada contra as mulheres, contando hoje com a participação de toda sociedade. “Tive muita sorte de trabalhar nesta cidade, pois estou numa delegacia perfeita, que tem uma rede voltada para a mulher. Aqui, as pessoas vestem a camisa, gostam do que fazem, é muito gratificante trabalhar com pessoas que se importam. Aqui em Nova Andradina, a violência contra a mulher é tratada com maestria, sabendo entender a complexidade e a necessidade deste atendimento”, completou.
O prefeito Gilberto Garcia falou da importância da campanha de 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher, dizendo que toda sociedade e o Poder Público devem ficar atentos, dando exemplos e fortalecendo as mulheres, que hoje ocupam lugar de destaque na administração municipal, no Estado e em todo o País. “O mundo está se transformando, precisamos continuar este trabalho para garantir os direitos de todas as mulheres, combatendo a violência. Estamos atentos e vigilantes, com muita vontade de toda equipe de atendimento para que todas as mulheres sejam atendidas com qualidade e sensibilidade, contando com o apoio irrestrito da primeira-dama Joana. Parabenizo toda equipe pelo trabalho e desejo sempre muito sucesso”, finaliza o prefeito.
Após a abertura, a juíza Jaqueline Machado apresentou uma palestra sobre a Lei Maria da Penha e suas aplicações. No encerramento, todos os homens presentes receberam o “Laço Branco”, que simboliza o engajamento dos homens pela não-violência contra as mulheres.