Essa é mais uma ação do PIBID/UFGD que busca concretizar iniciativas para além do espaço escolar, estabelecendo parceria com instituições importantes de Dourados, e ao mesmo tempo colaborar para a formação do futuro educador (bolsista PIBID) tanto para a docência quanto para a gestão da educação escolar e não-escolar.
O curso acontece de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h, para 28 candidatos ao concurso soldado bombeiro, no auditório anexo às instalações do Corpo de Bombeiros, na Avenida Presidente Vargas.
O coordenador geral da ação é o Prof. Dr. Osvaldo Zorzato (coordenador institucional do PIBID/UFGD), a coordenadora pedagógica é a Profª. Drª. Maria Alice de Miranda Aranda (coordenadora da Licenciatura em Pedagogia no PIBID/UFGD), o interlocutor da ação no 2º Grupamento de Bombeiros de Dourados é João Carlos Florêncio e os coordenadores do PIBID nas áreas de conhecimento contempladas no curso são os professores doutores Rogério Silva Pereira (Letras), Alessandra Querino da Silva (Matemática), Simone Ceccon (Ciências Biológicas), Flaviana Gasparotti Nunes (Geografia) e Antonio Dari Ramos (História). O apoio pedagógico é dos acadêmicos bolsistas do PIBID/UFGD do Curso de Pedagogia e supervisores e os parceiros do curso são a UFGD, Corpo de Bombeiros e Associação Beneficiente “Salvare”( www.salvare.org.br).