NOTA DE PESAR
É com profundo pesar que a diretoria do Clube de Imprensa de Dourados tem a missão de redigir mais uma nota de pesar pela morte de um dos nossos. Não está mais entre nós, fisicamente, o jornalista Junio Cheze Barros Araújo. Ele faleceu na tarde deste domingo (20) no Hospital Evangélico, onde estava internado desde o começo da semana passada.
Neste momento de comoção pela transposição de plano do companheiro Junio, voltamos nossos olhos e orações à dona Ondina Barros Araújo, a mãe companheira de nosso colega de profissão nos últimos 25 anos. Podemos afirmar que nosso amigo foi um legítimo “filho da mãe”, tendo em Dona Ondina não apenas a mãe, mas uma missionária orgulhosa pelo seu rebento.
Se Dona Ondina tinha o maior orgulho e galhardia pelo filho, Junio Cheze não ficava para trás. Da turma dos “dinossauros”, ele foi o único jornalista formado de Dourados que mais se preocupou com a ética profissional. Foi militante, empreendedor e um guerreiro enquanto esteve vivo, porque nos últimos 25 anos ele valorizou a vida como poucos, lutando para não morrer como pessoa e, principalmente, enquanto profissional.
A luta diária de Junio Cheze é fácil de se ver e rever. Basta folhear as páginas do Diário MS, à página 2, onde ele escrevia artigos duas vezes na semana, terça e quinta-feira. Seus textos sintetizam o orgulho de ser jornalista, formado na “sua” Unissinos – Universidade Vale dos Sinos – RS – e ainda a perseguição pela plenitude da ética, da estrutura gramatical e da postura do profissional sobre a abordagem dos temas.
Cineasta de “Terra de Índio”, diretor do Jornal Enfoque, militante da vida e articulista meticuloso do Diário, Junio Cheze teve seus movimentos limitados em função de um acidente de carro, quando expandia seu Jornal Enfoque para a região. As lesões, no entanto, não tirou a dignidade do ser, a paixão do profissional e a visão crítica da vida.
Aos familiares, externamos as palavras de conforto e força para superar este momento de perda física. À Dona Ondina, em especial, os parabéns e reconhecimento de todos que tiveram o prazer da convivência de cumplicidade e amor entre mãe e filho. Oxalá se todos os filhos do mundo tivessem uma mãe como a senhora foi para o “também nosso” Junio.
Companheiro Junio, parabéns pelos 48 anos bem vividos. Você fez história e que tem conheceu sabe disso. E sua história não morre, pois você a deixou escrita. Descanse em paz.
Dourados MS, 20 de fevereiro de 2011, dia de perda para o jornalismo.
CLUBE DE IMPRENSA DE DOURADOS
Jornalista Elias Ferreira - Presidente
Repórter fotográfico Hédio Fazan - Vice-presidente
Demais diretores, membros e amigos do querido Junio Cheze Barros Araújo, filho de Ondina Barros e Alicio Araújo.