Pelo menos 11,5 mil pessoas de Mato Grosso do Sul moram no Japão, segundo a Associação Nipo-Brasileira em Campo Grande. Desde cedo, os parentes residentes no Estado tentam contato com os familiares, mas a comunicação via telefone ou Internet está deficitária por conta do grande volume de pessoas que estão em busca de notícias. O Japão foi atingido por terremoto esta manhã e o número de mortos pode passar de 300 pesssoas.
Segundo o presidente da associação Nipo-Brasileira no Estado, Bernardo Tibana, até agora, não há informações de que sul-mato-grossenses residentes no Japão tenham sido prejudicados pelo terremoto. Tibana explica que a maioria mora na região central de Tóquio, próximo das montadoras de veículos. “Vamos acionar a embaixada se houver necessidade”.
O terremoto atingiu principalmente as províncias de Ibaraki (10,5 mil brasileiros), Chiba (6 mil), Fukushima (383) e Miyagi (187). Tibana cita Fukushima como área de residência de pessoas do Estado. A informação mais recente é que 200 a 300 pessoas teriam morrido em Sendai, capital da província de Miyagi.
Acelino Nakato mora em Campo Grande e tenta contato com o sobrinho, Celso Oshiro, representante da Universidade da Grande Dourados (Unigran) no Japão. Apesar da dificuldade, Nakato está tranquilo pois Celso não está em nenhuma das regiões mais atingidas.
A embaixada está funcionando em esquema de plantão e quem quiser se comunicar pode entrar em contato pelo email: [email protected].
A embaixada disponibiliza o telefone 00 xx 81 3 3404 5211 para mais informações, mas o embaixador pede para preferencialmente o contato ser feito por e-mail porque as linhas estão congestionadas.
Mais informações podem ser obtidas no site da embaixada: http://www.brasemb.or.jp.