Buscar terça-feira, 1 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
18°C
Última Notícia

Promotores investigam abuso em aumento da energia em MS

14 de abril 2011 - 12h45 Por Redação Douranews, com Campo Grande News
Promotores investigam abuso em aumento da energia em MS
A Promotoria de Defesa do Consumidor do MPE (Ministério Público Estadual) abriu inquérito para investigar possível irregularidade e abuso no aumento da tarifa de energia elétrica praticada pela Enersul. O novo índice de 17,49 % foi aprovado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

O MP requisitou informações à Enersul e à própria Aneel sobre o aumento na tarifa, válido para 815 mil clientes em Mato Grosso do Sul. A empresa tem 10 dias para apresentar os documentos.

A nova tarifa de energia elétrica passou a valer no dia 8 de abril. Um grupo de consumidores chegou a realizar um protesto com eletrodomésticos usados em frente à sede da Enersul, sinalizando que, com a conta mais cara, não seria possível utilizar os equipamentos.

O percentual aprovado para o reajuste da Enersul é o maior entre as 10 concessionárias de energia que estão tendo reajustes aprovados este mês. O índice é apenas um pouco menor do que a empresa havia solicitado: 17,56%.

Conforme o relatório final que aprovou o aumento, o reajuste de fato é de 12,33%, mas a percepção ao consumidor será em média de 17,49%.

A alta é diferenciada para os consumidores de alta tensão (14,86%) e os de baixa tensão (18,57%).