O projeto “Na Ponta da Língua”, lançado pelo Sesi na segunda-feira (08/08), chegou nesta quarta-feira (10/08) aos alunos dos ensinos Fundamental e Médio do Colégio Metropolitano, de Campo Grande (MS), com uma apresentação teatral do Grupo XPTO, de São Paulo (SP), para desmistificar as alterações implementadas pelo novo acordo ortográfico da língua portuguesa e ajudar os estudantes a entenderem as novas regras. A instituição de ensino foi a segunda da Capital a receber o projeto, que começou pelo Colégio Paulo Freire na terça-feira (09/08) e prossegue nesta quinta-feira (11/08) e sexta-feira (12/08) no Colégio Militar.
Segundo a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental do Colégio Metropolitano, Arlete Duarte Esposíto Martins, a reforma ortográfica é um assunto difícil de ser repassado aos alunos, principalmente, para os que já foram alfabetizados com as antigas regras, mas, esses novos métodos e iniciativas desmistificam o assunto. “Os alunos que estão sendo alfabetizados agora têm mais facilidade de aprender as novas regras e, com esse novo método de ensino, fica ainda mais fácil o aprendizado”, explicou, destacando que a iniciativa é uma ótima forma de interação entre os alunos e a língua portuguesa.
Para a estudante Vitória Olyntha Maria da Silva Amararilla, 14 anos, a apresentação foi criativa e proveitosa. “A forma como eles apresentaram o assunto o torna mais fácil de ser entendido, isso reforça o que aprendemos em sala de aula”, disse. Lucas Vidal Passos, 14 anos, afirma ter medo de esquecer as regras, mas que com a apresentação se tornou mais fácil assimilar o assunto.
“Aprendi recentemente os prefixos e como eles influenciam na acentuação, percebi que pode ser muito fácil gravarmos essas regras”, contou Lucas Passos. Já o estudante Mateus Fadul Gonçalves, 11 anos, considera o teatro uma das melhores formas de se aprender a reforma ortográfica. “Para os pequenos é muito melhor também, pois se torna divertido e engraçado estudar o assunto”, afirmou.
O projeto
Além das apresentações artísticas do grupo XPTO, o projeto Na Ponta da Língua também vai distribuir 300 mil cartilhas e, posteriormente, exibirá 10 filmetes nas emissoras de TV do Estado com informações que explicam e exemplificam o jeito certo de usar tremas, acentos e hífens. Ao todo serão contempladas 165 instituições de ensino públicas e privadas de 40 municípios de Mato Grosso do Sul, beneficiando 40 mil estudantes até outubro deste ano.
As cidades escolhidas para receberem o projeto são Campo Grande, Terenos, Aquidauana, Corumbá, Ladário, Sidrolândia, Maracaju, Nioaque, Bonito, Jardim, Porto Murtinho, Bela Vista, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Amambai, Iguatemi, Mundo Novo, Eldorado, Naviraí, Rio Brilhante, Dourados, Caarapó, Ivinhema, Nova Andradina, Anaurilândia, Bataguassu, Santa Rita do Pardo, Três Lagoas, Água Clara, Ribas do Rio Pardo, Inocência, Paranaíba, Aparecida do Taboado, Chapadão do Sul, Costa Rica, Sonora, Coxim, Rio Verde, São Gabriel do Oeste e Bandeirantes.
Segundo o artista plástico argentino Oswaldo Gabrielli, diretor do grupo de teatro XPTO, a peça possui cinco personagens, entre eles o casal de bonecos “João” e “Maria”, além do “Senhor A”, que conta boa parte de toda a história embalada por canções animadas e fáceis de gravar. “A peça é uma forma lúdica e simples que encontramos para explicar as regras de ortografia a crianças, pré-adolescentes e adolescentes”, disse, destacando que a sala de aula traz o lado mais formal dentro de uma cartilha já estabelecida, enquanto o teatro é mais libertador, envolvendo o aluno no estado afetivo.